Acordar a noite para urinar é normal?

Acordar à noite pra fazer xixi é uma queixa muito comum, tanto em homens quanto em mulheres.

Em conversas privadas de homens quando estão sozinhos, eles perguntam para os outros quantas vezes acordam à noite para fazer xixi e alguns respondem que acordam uma ou três vezes, como se quem acordar mais tem problema na próstata ou um problema pior.

O que pouca gente sabe e que alguns médicos não lembram, é que muitos problemas que fazem a gente acordar à noite não tem relação com a parte urológica e trato urinário, podem ser problemas clínicos.

Até brinco com o pessoal, se a pessoa tem uma infecção ou se a próstata está grande, a próstata não sabe se é de noite ou de dia, sendo assim, não dará problema só de dia.

A primeira coisa que quem está com problema para urinar tem que pensar é se o problema ocorre apenas de noite. Se for apenas à noite, é menos provável que tenha alguma coisa séria acontecendo com o trato urinário.

 

Causas mais comum

Se for de noite, uma série de coisas pode acontecer, como:

 

Apneia do sono

As mais comuns são os problemas com o sono, principalmente apneia do sono, doença que a pessoa ronca muito e acorda sufocada sem respirar.

 

Problemas respiratórios

As pessoas que fumam muito, pessoas que tem asma, bronquite ou qualquer problema pulmonar, quando deitam, a oxigenação diminui, produz diurético e faz com que a pessoa produza mais urina à noite. Às vezes não tem nada a ver com a bexiga, rim, próstata ou infecção.

 

Diabetes

O diabetes que é muito comum. A pessoa come um pouco mais à noite, toma um remédio ou o remédio passa a ser insuficiente, a glicose atinge um nível do sangue a partir de 160 ou 180 e pode levar à glicose na urina, fazendo com que saia mais xixi que o normal à noite.

 

Inchaço

Outro problema que também é muito comum é o inchaço das pernas e pés no fim da tarde, quando deita, todo esse líquido é reabsorvido como se tivesse tomando dois copos de água antes de dormir e a pessoa fará xixi à noite também.

Como eu acabei de falar, talvez a pessoa apenas se hidrate e come muito, começa a ter um hábito não muito correto que é comer, beber e dormir, e acaba urinando de noite também.

Veja também: Mulher também vai ao Urologista.

Algumas dicas para lembrar que os problemas respiratórios, problemas tão simples como diabetes descompensado, e às vezes o inchaço na perna podem contribuir para que a pessoa acorde à noite para urinar. Na dúvida, tendo qualquer outro sintoma durante o dia, é bom procurar um urologista para um esclarecimento melhor.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CRM 78.546

ENTRE EM CONTATO

(11) 2151-5508 | (11) 2114-6234

    Whatsapp (11) 97446-4726

Avenida Albert Einstein, 627
Bloco A1 - 5º andar - Sala 508
Pavilhão Vicky e Joseph Safra
Hospital Albert Einstein
São Paulo - SP

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

        

AGENDE SUA CONSULTA:

Cassio Andreoni - Doctoralia.com.br
WhatsApp Agende sua consulta