Andropausa: o que é

O que é Andropausa?

Andropausa é um termo muito usado pra caracterizar a diminuição dos hormônios masculinos (testosterona) no homem. Temos como referência a menopausa na mulher, porém, há algumas diferenças.

A menopausa na mulher é uma data específica, a data da última menstruação, e 1 ou 2 anos antes e depois ocorre uma série de transformações na mulher. Já no homem, é apenas um período a partir dos 40 anos. Toda mulher vai entrar na menopausa, porém, não é todo homem que vai ter andropausa.

Sintomas da Andropausa

O homem depois dos 40 anos pode começar a experimentar uma diminuição progressiva dos seus níveis de hormônios masculinos. Os hormônios são muito importantes para ter uma musculatura mais hipertrófica, porém, a sua falta pode causar alterações no humor, diminuição da potencia sexual, libido e pelos, falta de humor, desmotivação, cansaço, etc.

Uma série de características é responsável pelo o que o hormônio masculino faz e que a falta dele pode piorar.

 

Riscos da reposição hormonal

Uma porcentagem grande de homens, cerca de um terço dos homens, precisa de reposição hormonal. Isso pode começar a partir dos 40 anos e a cada década que passa aumenta a chance do homem estar com os hormônios mais baixos.

Uma reposição hormonal exagerada pode produzir um aumento prostático maior ou se a pessoa já tiver com um tumor pequeno maligno na próstata e começar a receber muito hormônio, esse tumor pode crescer muito rápido.

Portanto, não são todos homens que vão ter andropausa, porém, caso alguns tenham, é apenas um período a partir dos 40 anos.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

agsdi-whatsapp