Estenose de JUP

Vamos falar agora sobre Estenose de JUP: Uma abreviação de Junção Uretero-Pélvica.

Eu sou Cássio Andreoni, urologista.

A Estenose de JUP é um problema de saúde, normalmente congênito, podendo acometer crianças (sendo identificado intra útero), adolescentes, adultos e até mesmo na terceira idade, sendo menos comum. É mais comum de ser identificado entre crianças e adolescentes.

Estenose de JUP é a junção do rim com o ureter (caninho que leva a urina até a bexiga). Nessa junção, que ocorre dentro do útero, pode ocorrer um defeito, deixando essa junção muito fechada. Isso causa uma dificuldade na drenagem da urina dentro do rim, deixando-o inchado/dilatado.

Algumas crianças podem já nascer com o rim sem funcionar. A maioria irá nascer com uma dilatação que será verificada ao longo da infância e adolescência através de infecções urinárias, dor de um dos lados das costas ou até sangramentos na urina.

Algumas vezes, mesmo sem sintomas, o paciente descobre por um ultrassom que um dos seus rins é mais dilatado que o outro. Esse paciente acaba sendo diagnosticado com a Estenose de JUP.
Na maior parte dos casos, são necessários exames adicionais e específicos, para ter certeza se há o problema no ureter.

Confirmada a Estenose de JUP o tratamento, em sua maioria, é cirúrgico.

Por ser um nome pouco diferente e pouco conhecido, isso leva a muitas buscas na internet para tentar esclarecer o tema. Principalmente por acometer crianças o tema é levado a criar muitas expectativas e buscas por uma solução.

O tratamento é cirúrgico, podendo ser feito por via endoscópica (sem nenhum corte), ou por laparoscopia na ressecção deste defeito (uma cirurgia complicada mas bem sucedida na maioria das vezes).

De uns anos para cá a cirurgia pode ser feita de forma minimamente invasiva. Não precisando de um grande corte nas costas.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

ENTRE EM CONTATO

(11) 2151-5508 | (11) 2114-6234
Whatsapp (11) 97446-4726

Avenida Albert Einstein, 627
Bloco A1 - 5º andar - Sala 508
Pavilhão Vicky e Joseph Safra
Hospital Albert Einstein
São Paulo - SP

ACOMPANHE NAS
REDES SOCIAIS