Estudo urodinâmico

O que é estudo urodinâmico?

O estudo urodinâmico é um exame de especialidade da Urologia que serve para avaliar do ponto de vista mais aprofundado, casos, principalmente em homens, para saber se opera ou não a próstata e em mulheres que estão perdendo urina, incontinência urinária.

Obviamente que tem mais uma infinidade de razões, mas o estudo urodinâmico é um exame que colocamos na uretra do homem ou da mulher um cateter que tem um sensor na ponta e tudo isso conectado a um computador.

O melhor desse exame é que ele pode traduzir de forma bastante objetiva, através de números e gráficos, como está funcionando a bexiga e a uretra, tanto do homem, quanto da mulher. Por exemplo, no homem, a maior parte das vezes, nós indicamos para saber se a próstata que está muito aumentada precisa de cirurgia ou é um caso que pode ser tratado apenas com remédio.

Quando o exame é indicado?

No homem

Ontem à noite me ligou um paciente que fez um exame essa semana e ficou pronto. Esse exame, por exemplo, no homem que está com a próstata grande, mede exatamente o número do fluxo urinário e mede a pressão dentro da bexiga. No caso dele, o fluxo estava na metade do que seria esperado e a pressão aumentada em até cinco vezes.

O que isso significa? Significa que a bexiga estava fazendo um esforço muito grande porque a próstata está entupindo, dando um fluxo urinário baixo. Apesar de estar tomando a medicação, ou seja, não está adiantando, isso precisaria resolver de forma cirúrgica.

O estudo urodinâmico é bom nesse fato porque a gente pode demonstrar matematicamente como que isso está acontecendo e a real necessidade de se fazer a cirurgia para resolver o problema da pessoa.

 

Na mulher

Nas mulheres que estão perdendo urina, fazer o estudo urodinâmico é muito bom porque você pode medir, por exemplo, em que nível de pressão ela perde urina e qual a quantidade que ela perde urina. Se ela perde urina porque faz um esforço ou porque a bexiga está funcionando muito, é totalmente diferente. Às vezes, clinicamente só conversando e examinando, a gente não consegue ter essa sensação.

Neste caso, você vai perceber se é um caso que precisa prescrever um remédio para a mulher ter a bexiga menos ativa, ou se um é um caso que tem que fazer cirurgia ou fisioterapia porque a musculatura está fraca.

 

Resumo

É um exame pouco invasivo que coloca a sonda no canal, porém, não é dolorido e deve fazer acordado. Não é um exame que se faz logo de cara, na maioria das doenças urológicas. Porém, em muitos casos, muito mais do que eu exemplifiquei aqui, ele pode ser a solução para a gente realmente definir se é um caso que faz remédio, fisioterapia ou cirurgia.

Contudo, não tenham medo de fazer o estudo urodinâmico, não é muito dolorido, só é um pouco chato porque passa uma sonda com geleia, mas passa rápido, 30 minutos resolve, e pode definir o encaminhamento mais correto do seu problema.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

agsdi-whatsapp