Glândula adrenal: relação com pressão alta e obesidade

A glândula adrenal ou suprarrenal é uma glândula que fica de cada lado e em cima dos rins. Essa glândula é muito complexa, porque, apesar de ser pequena, produz vários hormônios que podem dar alguns problemas.

Glândula adrenal e a pressão alta

Tumor feocromocitona

O hormônio mais conhecido da adrenal é a adrenalina, ela é produzida em vários outros lugares também, porém, em maior quantidade na glândula adrenal ou suprarrenal.

A adrenalina pode causar um tumor que se chama feocromocitoma. Na maior parte das vezes, é um tumor benigno da glândula renal ou suprarrenal. A glândula produz uma quantidade muito alta de adrenalina, causando picos de hipertensão arterial.

Muitas vezes, esses picos estão associados com suor e palidez, a pessoa fica pálida, sente batedeira no peito, aumenta a frequência cardíaca e começa a suar. Porém, nem sempre as coisas são assim, muitas pessoas só possuem uma pressão alta de difícil controle.

 

Tumor hiperaldosteronismo primário

Tem outros tumores benignos na glândula suprarrenal que também causam pressão alta, que é o hiperaldosteronismo primário, a aldosterona é outro hormônio.

Esse é muito comum porque pode diminuir o potássio e a pessoa pode ter câimbra. A pessoa que está com muita câimbra, também tem pressão alta, toma um ou dois remédio e não controla direito a pressão.

 

Glândula adrenal e a obesidade

Síndrome de Cushing

Outro problema chama-se Síndrome de Cushing, é um problema que a pessoa acaba engordando bem devagar e pode gerar estrias no abdômen. É um tumor benigno de produção de cortisol, outro hormônio que a adrenal produz.

Nós produzimos cortisol naturalmente, todos os dias na parte da manhã, por isso, existem casos em que a pessoa acorda com certa euforia matinal, porém, diminui bastante à noite, esse é o ritmo normal da produção.

Apesar de parecer meio absurdo, nós já tivemos alguns casos que operamos os pacientes e eles estavam com a cirurgia de lipoaspiração marcada porque não encontravam o motivo pelo qual estavam engordando, além de outros pacientes fazendo tratamento para a obesidade.

As maiores partes dos endocrinologistas pedem um perfil hormonal para identificar esse problema, porém, alguns não solicitam esse exame e acabam gerando confusões.

Contudo, a glândula suprarrenal, muitas vezes, é um tumor benigno que produz hormônio e manifestações clínicas que são comuns no dia a dia, como, pressão alta e obesidade. Sendo assim, fique de olho para esses problemas não passarem despercebidos.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

2 Comentários

  1. WILSON DAVID

    EU POSSO PEDIR EXAME DO PERFIL HORMONAL PARA ALGUM LABORATÓRIO OU PRECISA DE UM MÉDICO PEDIR

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

agsdi-whatsapp