Hiperplasia prostática: o que é?

O que é

A hiperplasia da próstata é o aumento do número de células da próstata, aumenta de volume tanto em glândula quanto em músculo, que são os componentes importantes da próstata.

Em todo o homem, a partir de 35 aos 40 anos, a hiperplasia prostática já pode começar a acontecer, de forma que 50% dos homens até os 50 anos já tem a próstata um pouco aumentada com hiperplasia.

Como o canal da urina passa bem no meio da glândula, ao aumentar pode comprimir esse canal e dar algumas dificuldades urinárias.

Como a bexiga é um músculo, ela que faz a força para eliminar a urina e passar no meio da próstata, assim a bexiga vai se hipertrofiando, ficando mais forte como se fosse musculação para a bexiga e vai compensando o aumento benigno da próstata até o momento que não consegue mais, os sintomas começam a aparecer ou piorar.

 

Sintomas

  • Dificuldade para o jato sair;
  • Diminuição da velocidade do jato urinário;
  • Gotejamento;
  • Sensação que não esvaziou;
  • Vontade de sair correndo para urinar.

Todos esses sintomas, dos 35 aos 40 anos, já podem significar um aumento benigno da próstata.

 

Exames

Hiperplasia prostática também aumenta o PSA, você pode ver o toque também um pouco alterado com o aumento de próstata. No ultrassom isso também pode ser confirmado.

 

Tratamento

Existe uma série de outros exames para saber se o tratamento será apenas acompanhamento se a pessoa estiver bem compensada, utilização de remédios ou cirurgia.

Essa cirurgia é totalmente diferente do câncer de próstata, é feita pelo canal na maioria das vezes, porém, existem outras possibilidades, como laser, bipolar e outras fontes de energia. Essa cirurgia é apenas em último caso quando não existe o efeito importante e seguro das medicações.

Lembre-se que a hiperplasia prostática é muito comum, acomete muitos homens, o maior problema dela é deteriorar a bexiga e se o homem demorar muito tempo para procurar ajuda médica, pode atrapalhar o resultado.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

agsdi-whatsapp