Obstrução Urológica

 

Eu sou Cássio Andreoni, seu urologista.

Vamos falar sobre a obstrução urológica que é um tema que ficou muito comum acerca de alguns meses atrás, porque foi um tema dado até quando o atual presidente, teve um problema e saiu essa declaração, que ele estava com uma obstrução urológica.

Obstrução urológica é um termo muito genérico, que pode servir desde obstrução do trato urinário em qualquer sua parte, desde os rins, da bexiga e da uretra.

Então por exemplo, pedra no ureter causa uma obstrução urológica.
Nós falamos em um outro vídeo sobre Estenose de JUP, que é uma obstrução do ureter, que é também uma obstrução urológica.

No caso do até então, Presidente, ele teve uma obstrução mais comum, que é uma obstrução da passagem da bexiga para fora, só não consegue urinar, também chamada de retenção urinária aguda e essa retenção impede que a pessoa elimine a urina da bexiga para a uretra.

Pode acontecer em homens ou mulheres, pode ser, eu sempre falo que a bexiga é como se fosse um motor, ela que faz força para eliminar o jato urinário e pode ser um problema do motor ou o que eu explico para os meus pacientes, do encanamento, que é da uretra para baixo.

Na mulher os problemas do encanamento da uretra são menos comuns, porque a uretra da mulher é curtinha e menos comum o problema e acontece com muito mais frequência em homens, onde os problemas da uretra e da próstata são os dois mais comuns.

Pessoas acima de 40/50 anos, mais comumente vão entrar em retenção urinária ou essa obstrução urológica por questões aumento da próstata.

O aumento benigno da próstata vai causando uma compressão gradual e às vezes é deflagrado por uma infecção ou por um aumento cada vez maior, que impede a força do motor da bexiga de conseguir vencer essa resistência, causado pelo aumento da próstata e aí a pessoa não consegue urinar e a única solução no momento em um pronto socorro é passar uma sonda através da uretra e drenar essa urina.

Normalmente se deixa essa sonda até se resolver o problema, que pode ser com medicamentos ou até com uma cirurgia muitas vezes da próstata. Ou do canal da uretra, que pode ser consequência de uma infecção, de uma batida prévia que teve na uretra e forma um calo na uretra e que vai impedir é gradualmente de passar a urina.

Então essas são as causas mais comuns de obstrução urológica.

Eu falei um termo mais genérico, mas muitas vezes utilizado para essa retenção urinária da bexiga e que é mais comum em homens sendo problemas ou da próstata ou da uretra.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

ENTRE EM CONTATO

(11) 2151-5508 | (11) 2114-6234
Whatsapp (11) 97446-4726

Avenida Albert Einstein, 627
Bloco A1 - 5º andar - Sala 508
Pavilhão Vicky e Joseph Safra
Hospital Albert Einstein
São Paulo - SP

ACOMPANHE NAS
REDES SOCIAIS