Prostatite

Olá! Hoje irei falar sobre a prostatite, que é a inflamação da próstata.

Eu sou Cássio Andreoni, sou urologista, e nós estamos falando sobre a prostatite, que é a inflamação da próstata. Muitas pessoas acham que isso não é relevante, muito se fala só sobre câncer de próstata, porém, a prostatite pode até ser um pouco mais complexa do que o câncer de próstata.

O que é a Prostatite?

A prostatite, a gente pode dividi-la, talvez, em até 4 ou 5 tipos diferentes, cada uma com seus sintomas ou problemas. O mais comum, e que talvez seja até um pouco mais grave, é a prostatite bacteriana, causada por uma bactéria.

Normalmente, isso pode não ser transmitido por ninguém, pode surgir de bactérias do próprio intestino do homem. Mas, também é muito importante frisa que muitos homens que têm penetração anal, podem pegar bactérias vindas do intestino do parceiro ou da parceira, e isso pode infecionar a próstata.

Desta forma, sempre enfatizando,  o uso da camisinha na relação sexual é uma grande prevenção de infecções da próstata. Mas não é só desse jeito que a pessoa pode ter uma infecção, ela pode surgir do próprio intestino. A pessoa pode ter uma diarreia, um distúrbio intestinal, e por vasos linfáticos, pode até ir para a próstata e dar uma infecção.

Sintomas e complicações

Os sintomas são muito parecidos com o da mulher com cistite, mas na realidade tem também a febre, porque é uma infecção de um órgão sólido, que pode até levar o indivíduo para a UTI de forma muito rápida.

Se o homem começar a ter dificuldade para urinar, ardência, queimação, dificuldade para sair o jato, uma sensação ruim na parte baixa da bexiga, que às vezes irradia para o testículo e para a coxa, tudo isso associado a febre, calafrios ou tremores, deve procurar um hospital ou pronto socorro muito rapidamente, porque pode ser uma infecção grave.

Muitas pessoas não têm noção do problema e gera, às vezes, até uma demora no diagnóstico. Infelizmente depois disso, se não bem tratado, pode ter uma prostatite crônica, com sintomas menores, sem febre, e que deve ser diagnosticada também pelo médico.

Os outros tipos de prostatite podem levar a diversos tipos de sintomas, que às vezes o homem nem percebe. Por exemplo, tem uns que ficam com umas irradiações, umas dores na parte baixa da barriga.

E um sintoma que é muito típico de prostatite, na verdade, é que a pessoa pode não ter nada, mas ela pode ter dor após a ejaculação. O homem que tem dor após a ejaculação deve procurar um médico, porque alguma coisa não muito normal está acontecendo.

E um outro tipo de prostatite, o homem as vezes não sente nada, vai fazer seus exames regulares no médico, o PSA, que é aquele exame de sangue que vê os problemas da próstata, ela pode estar alto. E depois de muita avaliação pode se ver que não diagnosticou nada, e talvez seja uma prostatite crônica que ninguém sabe direito da onde vem, e que pode às vezes não dar sintoma nenhum e unicamente aumentar o PSA.

Enfim, a doença possui pouca divulgação entre as pessoas, portanto, qualquer sintoma  que o homem apresentar ao urinar ou ejacular, ele deve procurar um médico, uma ajuda, para esclarecer melhor esse problema.

0 comentários

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

agsdi-whatsapp