Prostatectomia: o que é, causas e técnicas

O que é Prostatectomia

A prostatectomia é o nome técnico da cirurgia de retirada da próstata e pode ser feita por várias técnicas, como: via aberta, robótica, videolaparoscopia e períneo (embaixo da região escrotal).

Por conta da robótica, tem se falado muito sobre a prostatectomia nos últimos anos, e também com o aumento da incidência de câncer de próstata e da divulgação sobre a doença.

A prostatectomia começou a ser feita no início do século 20 e antes disso não era feita. No entanto, teve uma maior indicação a partir da década de 80, quando se descreveu a relação da próstata com os nervos da ereção e o músculo da continência.

 

Causa

O motivo principal da retirada total da próstata é o câncer de próstata.

 

Consequências

Da mesma forma que a retirada da próstata pode ser uma alternativa para a cura do câncer de próstata, pode também causar repercussões funcionais na parte sexual e urinária.

De qualquer via que for fazer, seja pelo robô ou aberta, tem que ser feita com um profissional adequado, com experiência e a melhor técnica possível.

A robótica é uma técnica que nem todos têm acesso por ter um custo maior. No entanto, mesmo a cirurgia aberta sendo feita adequadamente com lupa, pode ter uma grande possibilidade de preservação da enervação e na musculatura, possibilitando tanto a cura quanto a preservação funcional.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Agende sua consulta