Sangue na urina x câncer

O risco de câncer relacionado com sangue na urina é real, mas não a única causa. O câncer mais comum, o que quase todos os Urologistas vão pensar, é o câncer de bexiga. Porém, alguns tumores renais podem ter sangue na urina e várias outras causas benignas.

Uma mulher mais jovem que tem sangue na urina associado à ardência para urinar e urina com frequência, é uma infecção urinária. Muitas infecções urinárias comuns podem dar sangue na urina. É mais comum na mulher, mas também pode acontecer no homem.

Sangue na urina x Câncer de bexiga

Normalmente, as pessoas não sabem porque não é muito dito, mas, pacientes que fumam podem ter câncer de bexiga. É o quarto ou quinto colocado entre os cânceres mais comuns. Esse tumor, em 85 e 90% dos casos se manifesta com um sangue na urina.

O câncer de bexiga acaba sendo mais frequente depois dos 65 anos de idade. Pessoas que fumam ou já fumaram até 5 anos possuem de quatro a cinco vezes maior risco de ter esse câncer.

Isso acontece porque as toxinas do cigarro vão para o sangue, em seguida são eliminadas na urina e ficam armazenadas na bexiga e podem dar câncer na bexiga.

 

O que fazer?

De início, procure um pronto atendimento, colha exames de urina, faça urocultura para ver se não está com infecção e exames de sangue para ver se não é problema de coagulação.

O câncer de bexiga precisa ser avaliado de forma rápida para que seja feito o tratamento e evite a progressão, pois é um tumor que pode causar alguns prejuízos maiores, como o risco de disseminação, etc.

Entretanto, se você tem sangue na urina procure um pronto atendimento porque pode ser desde uma coisa simples, como uma infecção urinária, como um tumor maligno em alguma parte do trato urinário.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

agsdi-whatsapp