Dr. Cássio Andreoni

PSA Alto: O que pode indicar? Pode ser câncer?

Atualizado em 06/09/2022
Tempo de leitura: 3 min.

O PSA é uma proteína específica da próstata, medida através de exames de sangue, e que não é específica para câncer.

No post de hoje, iremos falar sobre PSA alto, o que pode causar o seu aumento e se ele é um indicativo de câncer de próstata.

Fatores que aumentam o PSA

   O PSA é uma proteína específica da próstata e ele pode aumentar por inúmeros motivos, é capaz de aumentar em uma situação normal ou em uma situação de doença, nem sempre sendo um indicativo de câncer de próstata.

   Situações normais

     As situações normais em que o PSA aumenta são andar de bicicleta,  andar de moto ou a cavalo, e devido a isso, muitas pessoas acreditam que andar de bicicleta, por exemplo, pode causar problema na próstata, o que não é verdade, andar de bicicleta pode dar um falso PSA alterado no exame de sangue. Outra situação de normalidade que o PSA aumenta é pós ejaculação, após uma relação sexual

   Nesses casos, ao andar de moto, bicicleta, cavalo ou ter relação sexual, é preciso esperar no mínimo 3 dias para fazer o exame de sangue do PSA, se não, ele vai dar falsamente alterado.

   Situações de doença

   Se o PSA está realmente alto e foi colhido fora das situações anteriores, o maior medo do paciente é que seja câncer de próstata, mas muitas vezes não é, ele também pode ser um indicativo de inflamação. A inflamação chamada de prostatite, tem cerca de 4 ou 5 tipos diferentes de classificação, tem a prostatite bacteriana, que dá febre alta e têm que ir no pronto socorro, tem uma prostatite crônica, tem os sintomas urinários, e às vezes a avaliação é um pouco demorada.

 Aumento benigno da Próstata

   O aumento benigno da próstata é outro fator que causa o aumento de PSA. Tem uma relação matemática mais ou menos prática, se você tem uma próstata de 30g mais ou menos no ultrassom, poderia ser até 3 o seu PSA, mas a relação não é tão clara assim.

 Câncer de Próstata

   O câncer de próstata acaba sendo, talvez, o caso menos comum de aumento de PSA, porém ele deve ser o primeiro a ser descartado. Em geral, é realizada uma avaliação de toque, pelo ânus na próstata, para ver se tem algum nódulo, além disso, tem sido feita nos últimos anos a ressonância magnética, para poder avaliar melhor, e caso haja suspeita, é feita a biópsia.

Estudos clínicos em paciente com PSA alto

   Nós estamos concluindo um trabalho feito aqui no nosso grupo, de 10 anos, de homens que já tinham uma ou duas biópsias feitas, para análise, os pacientes têm PSA alta e tinham descartado a suspeita de câncer de próstata através da biópsia, porém eles continuavam ansiosos, e os médicos as vezes não sabiam o que fazer, pois realmente não existe na literatura uma evidência clara do que fazer nessa situação.

   No nosso estudo mais de 80% das vezes, a pessoa tem um aumento benigno da próstata, com poucos sintomas, o homem não sente nada urinar, só o PSA está alto, então nós fizemos em 80/85% das vezes estudos de fluxo, estudo dinâmico, que comprovaram que eles estavam obstruídos e o problema era benigno. Esse grupo acabou fazendo raspagem da próstata, só aquele interior, aquela carne esponjosa que estava crescendo para dentro do canal e obstruído, e na imensa maioria das vezes, o PSA que era uma média de 6, que é bastante alto, ficou por volta de 1, que é totalmente normal. Nesse processo nós diagnosticamos um pouco mais de câncer de próstata nesse miolo da próstata, que é onde a ressonância e a biópsia não chegam.

Então, se você têm o PSA, já fez biópsia, descartou câncer e ninguém está sabendo o que é, ou você pode ter um câncer de próstata menos comum, que é no meio da próstata e nem a ressonância, nem a biópsia chegam direito, ou você só tem um aumento benigno da próstata, que têm poucos sintomas e você precisa ser avaliado, e será indicado um remédio ou as vezes até uma cirurgia para resolver o problema e tirar esse processo inflamatório e mesmo o PSA alto nem sempre indicando câncer, isso não quer dizer que você não tenha nenhum outro problema, então precisa continuar fazendo avaliações.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe, deixe seu comentário e continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse.

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa noite, fiz o exame de rotina no posto de saúde e o meu PSA deu maior que 1000ng/mL, o médico disse que estava muito alto , e que eu tenho que procurar um urologista o mais rápido possível

    1. Olá Carlos. Isso mesmo, procure o seu urologista de confiança para fazer a investigação do que pode ter levado ao PSA alto. Boa sorte!

 | 03 / 09 / 24
A doença benigna da próstata é uma condição comum entre homens acima dos 40 anos, podendo causar sérios problemas urinários e impactar a qualidade de vida. Embora não seja câncer, pode levar a complicações significativas, sendo uma preocupação relevante para a saúde pública. Neste texto, falaremos sobre a necessidade de cirurgia para tratar a doença […]
Ler Mais
 | 07 / 05 / 24
Descubra as diferenças entre as cirurgias de próstata para câncer e doença benigna, e os riscos de sangramento associados a cada uma.
Ler Mais
1 2 3 23
cross