Bexiga neurogênica é um termo técnico. "Gênica" vem de "Gênesis", da formação, do motivo, então um problema neurológico da bexiga.
Bexiga neurogênica é um distúrbio na bexiga de origem neurológica. No post de hoje, falaremos mais sobre este problema, suas causas e tratamento. Continue nos acompanhando para saber mais sobre o assunto!
Índice
Existem inúmeros problemas que podem dar na bexiga de origem neurológica. Primeiro, qualquer distúrbio neurológico, mas nós temos o centro da micção na medula vertebral, na coluna vertebral tem a medula e nós temos o centro da micção. Muitas vezes tem diversos tipos muito diferentes, a bexiga neurogênica é um tema de estudo bastante amplo e bastante complexo.
Eu sempre falo que a bexiga tem duas funções, ela tem a função que é um modo tipo caixa d´água, e um modo bomba d´água. O modo caixa d 'água é quando estamos parados e a bexiga vai enchendo, ela vem dos rins e enche. O modo bomba d 'água é a gente que decide, vamos lá no banheiro e falamos "agora está na hora de fazer xixi", liga a bomba e ela contrai e esvazia.
Só que a coisa não é tão simples assim, a bexiga também tem sensores, então estes sensores vão nos avisando se ela está muito cheia, pouco cheia ou meio cheia e quando está muito cheia dá aquela sensação de urgência que nós temos que largar o que estamos fazendo para fazer xixi.
Ao contrário da bexiga neurogênica, temos algumas alterações mais comuns, como a bexiga hiperativa, que acontece em pessoas mais velhas. Ela não chega a ser uma doença, mas ela entra nessa classificação.
Muitas mulheres têm isso por a bexiga encher um pouquinho e já contrair, você já liga o modo bomba d ́água sem autorização da pessoa e ela tem que sair correndo, muitas vezes não dá tempo e tem que usar uma fralda pois vive escapando urina. Isso não tem nada a ver com a incontinência urinária de esforço, que também causa o mesmo problema de vazar urina, porém de outra causa, ali a torneira que está aberta não é o problema da bexiga que está contraindo.
Muitos homens têm essa bexiga hiperativa também por questões de distúrbio da próstata, por estar com a bexiga de esforço, porque ela está fazendo esforço por a próstata estar crescendo e ela tem que se esforçar para esvaziar e ela começa a contrair antes da hora.
Tem as congênitas, então, crianças que nascem com distúrbios neurológicos e que podem desenvolver algum distúrbio na bexiga.
Qualquer problema neurológico, então a pessoa teve um derrame, teve um AVC, pode dar problema na bexiga.
Se a pessoa tem doença de Parkinson, uma doença neurológica, pode dar problema na bexiga.
A pessoa fez uma cirurgia de coluna que pode ter mexido perto do centro de micção, pode dar algum problema tipo bexiga neurogênica.
A pessoa fez uma cirurgia pélvica extensa, que é onde sai os nervos periféricos da medula e vao até a bexiga na mulher, tanto intestino, útero na mulher, podem lesar os nervos, podem dar bexiga neurogênica.
No diabetes, que dá neuropatia periférica e outras doenças que dão neuropatia, até alcoolismo e outros distúrbios de nutrição, pode dar bexiga neurogênica.
Então, vejam, a questão da tal da bexiga neurogênica é muito ampla, com até nomenclaturas diferentes e o que precisa ser feito é procurar um urologista. São distúrbios que podem ser solucionados por remédios ou às vezes, quando a situação fica muito grave, uma cirurgia.
Se você gostou desse conteúdo, não esqueça de compartilhar com pessoas que possam se interessar e continue nos acompanhando.
Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.