Dr. Cássio Andreoni

Novembro Azul e Câncer de Próstata

Atualizado em 29/11/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Novembro azul, é o mês de conscientização sobre a saúde do homem e do câncer de próstata, que é um tumor que deve ser investigado antes mesmo de dar sintomas, pois só apresenta sintomas em seu estágio avançado.

No post de hoje, iremos esclarece alguns pontos sobre o câncer de próstata, e falamos sobre a prevenção de doenças envolvendo a próstata.

Conscientização sobre o Câncer de Próstata

O novembro azul, é o mês da conscientização sobre a saúde em geral do homem, que inclui entre outros problemas, o câncer de próstata, que é uma doença que ainda gera algumas dúvidas. 

Primeiro é importante saber que o câncer de próstata é um dos tumores mais comuns no homem, e que a sua incidência varia muito de lugar para lugar. Em países como Estados Unidos, Canadá e no norte da Europa, é mais comum que se tenham casos de câncer de próstata do que em outros países mais tropicais, até mesmo no oriente, na China e na Índia, pode ter muito menos casos da doença do que nesses lugares em que é mais comum. No entanto, mesmo esses países como o Japão, Índia e China, nos grandes centros há uma ocidentalização da alimentação, do estilo de vida nas metrópoles, onde há um crescimento dos casos da doença. No geral, uma vida metropolitana têm maior relação com a incidência de câncer de próstata, talvez pelo estresse, pelo estilo de vida, pela comida ou até o sedentarismo, mas a verdade é que não tem uma causa fixa ou única.

A segunda coisa, é a prevenção no geral, o melhor jeito de prevenir é fazendo tudo que pode fazer para a sua saúde no geral, como boa alimentação, exercícios físicos, dormir bem, tentar se poupar um pouco do estresse. Outra meio de prevenir é através dos exames de rotina, mesmo que não sinta nada, o câncer de próstata é uma doença que não traz sintomas no início e nem no meio do processo, mas sim quando já está muito avançado, então esperar que os sintomas apareçam, pode ser uma grande besteira, porque você irá descobrir em um estágio muito avançado.

Índice de mortalidade

É importante também destacar, que apesar do câncer de próstata ser uma doença frequente, o seu risco de mortalidade é pequeno. Dados recentes do INCA dizem que 30% dos cânceres podem ser de próstata, mas a sua mortalidade é em média 2%.

Diagnóstico

O homem precisa fazer uma avaliação da próstata, não só para o diagnóstico do câncer de próstata, porque a próstata não tem só câncer, ela também pode sofrer um aumento benigno, que é muito comum, praticamente todos os homens vão ter o aumento da próstata, e isso leva a ter sintomas, como problema para urinar e infecções, então é importante que o homem faça uma avaliação geral.

Tratamento e prevenção

Como já dito em alguns assuntos anteriores, quando o tumor é muito pouco agressivo ou muito inicial, podemos só acompanhar, fazendo a chamada observação vigilante, que é uma forma real e preconizada de tratamento ou não tratamento.

Homens que têm entre 40 e 50 anos, podem pensar em fazer a avaliação da próstata, que a gente costuma realizar de forma precoce em quem já tem um parente de primeiro grau que já tenha tido câncer de próstata. Já dos 50 aos 70 anos, quase todo mundo concorda, que é ideal fazer um exame de rotina pelo menos uma vez ao ano,em alguns casos, se o médico recomendar, podem fazer a cada 2 anos, mas deve ser avaliado pelo médico.

Então, se você tem acesso, faça uma consulta aos 40 anos para ver se é preciso fazer uma avaliação anualmente, ou não, assim você também consegue saber os seus risco e entender melhor sobre a prevenção, além de avaliar outras partes da sua saúde, como o aumento benigno da próstata, a parte sexual e hormonal.

Procure um médico e se informe melhor sobre os seus riscos e estado de saúde atual.

Se você gostou desse post, comente e compartilhe com outras pessoas.

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 26 / 12 / 23
Desvende a influência do tamanho da próstata no tratamento. Contrariando a ideia de 'tamanho não é documento', a próstata pequena demanda atenção. Explore sintomas, diagnósticos e opções de cuidado.
Ler Mais
 | 19 / 12 / 23
Descubra as nuances do aumento benigno da próstata, desde os sintomas até os tratamentos mais recentes. Conheça as opções, riscos e benefícios para uma decisão informada sobre sua saúde masculina.
Ler Mais
1 2 3 21
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.

Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Última atualização: 09/04/2024 às 14:38
cross