Dr. Cássio Andreoni

O aumento benigno da próstata pode virar câncer?

Atualizado em 26/04/2023
Tempo de leitura: 3 min.

O aumento benigno da próstata é algo comum que acontece com os homens a partir dos 35 anos, porém, esse aumento pode trazer algumas outras alterações ao organismo e que são sinais de outras doenças, como o câncer, por isso é importante estar sempre atento e com os exames em dia.

Neste post, falamos sobre a relação do aumento benigno da próstata com o câncer, além de contar sobre um estudo realizado pelo Dr. Cassio e um grupo de médicos. Confira.

Onde está localizada a próstata

A próstata fica localizada onde o canal da urina passa pelo meio, e ela está relacionada tanto ao sistema reprodutor quanto ao urinário.

Uma das funções básicas da próstata é produzir cerca de 1/3 do líquido ejaculado, e os dutos ejaculatórios com a vesícula seminal, saem no canal da urina, no mesmo lugar onde passa a urina.

Suas principais funções

Entre as suas funções está a produção do líquido ejaculado e ser a central de recebimento de outros locais, como a recepção de todo o líquido ejaculado que as vesículas seminais (que são responsáveis por produzir juntas 60% do líquido) e os testículos (que leva cerca de 10 a 15% do volume com os espermatozoides) produzem. Esse líquido é recebido pela próstata e na hora da ejaculação tudo é eliminado por meio dela.

Regiões da próstata

A próstata tem cinco regiões distintas e duas são de interesse para entender a questão do câncer.

Temos a parte mais periférica (casca) que é onde dá o câncer de próstata (cerca de 80/90% dos cânceres estão nessa área) e a parte ao redor do canal da urina, que é onde depois dos 35 anos vai se transformar no aumento benigno da próstata.

Por essa observação, podemos perceber que o aumento benigno da próstata tem a origem das células em locais completamente distintos de onde se forma o câncer. Não que não seja possível ter câncer nessa região, mas não é o mais provável.

Apesar do aumento da próstata não ter relação com o câncer, todo local onde tem célula pode virar câncer.

Aumento benigno da próstata

Quando a próstata cresce, o canal da urina não fica mais redondinho, pois a parte da próstata que está ao seu redor cresce em múltiplos nódulos benignos deixando o canal da uretra achatado, explicando porque a pessoa tem dificuldade para urinar. Além disso, esses nódulos podem inflamar, o que pode até aumentar o PSA.

Estudos de caso

Nós fizemos um estudo comparando pacientes com PSA alto e aumento benigno da próstata, que também pode aumentar o PSA.

Resumindo o estudo: Nós fizemos ressonância e biópsia em alguns pacientes que tinham o aumento benigno da próstata, PSA por volta de 5 e que tinham sido descartadas a hipótese de câncer neles.

É importante dizer, que a ressonância e a biópsia têm dificuldade de achar câncer na área de aumento benigno da próstata, nesse miolo, porém, quando fizemos a resseção transuretral da próstata com tratamento cirúrgico nesses pacientes que estavam com o PSA alto e com aumento benigno da próstata, nós encontramos câncer relacionado ao miolo da próstata duas vezes e meia mais do que quem não tinha PSA alterado. A maioria desses pacientes estavam com o PSA alto e por isso fizeram ressonância e biópsia, porém por terem dificuldade de achar um câncer nessa região da próstata, não foi detectado.

Apesar de não ser uma área que tem relação com o câncer, alguns grupos de pessoas podem ter câncer no miolo da próstata. A boa notícia é que esses cânceres encontrados no miolo da próstata, em geral são cânceres menos agressivos e que muitos dos pacientes não precisaram complementar o tratamento.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe, deixe seu comentário e continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse.

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 26 / 12 / 23
Desvende a influência do tamanho da próstata no tratamento. Contrariando a ideia de 'tamanho não é documento', a próstata pequena demanda atenção. Explore sintomas, diagnósticos e opções de cuidado.
Ler Mais
 | 19 / 12 / 23
Descubra as nuances do aumento benigno da próstata, desde os sintomas até os tratamentos mais recentes. Conheça as opções, riscos e benefícios para uma decisão informada sobre sua saúde masculina.
Ler Mais
1 2 3 21
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.

Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Última atualização: 09/04/2024 às 14:38
cross