O que é Prostatite?

O que é

A Prostatite é uma inflamação da próstata, que muitas pessoas acham que não é relevante. Muito se fala só sobre câncer de próstata, porém a prostatite pode até ser um pouco mais complexa do que o câncer de próstata.

Tipos

Podemos dividi-la em até quatro ou cinco diferentes tipos, onde cada um dos sintomas ou problemas são diferentes. O mais comum, e que talvez seja até um pouco mais grave, é a prostatite bacteriana, causada por uma bactéria. Pode-se contaminar, não somente de terceiros, mas das bactérias do próprio intestino do homem. Mas, é importante lembrar que, muitos homens que tem relação com penetração anal podem adquirir bactérias do intestino do paceiro ou da parceira, podendo então infeccionar a próstata.

Dessa forma, o uso da camisinha nas relações sexuais previne a infecção na próstata. Mesmo assim, é possível que se adquira a bactéria, via vasos linfáticos, vinda do próprio intestino, através de uma diarreia.

O homem às vezes não sente nada, e fazendo seus exames de rotina (o PSA, exame de sangue que identifica problemas na próstata), detecta-se o problema. Após algumas avaliações, descobre-se uma prostatite crônica que não tem sua fonte do problema identificada, podendo até não causar nenhum sintoma.

Sintomas

Os sintomas são muito parecidos com os de uma mulher com cistite, mas também causando febre, porque é uma infecção de um órgão sólido que às vezes é grave, rápida e pode até levar o indivíduo para a UTI.

Se o homem começar a ter dificuldade para urinar, ardência, queimação para urinar, dificuldade para sair jato, uma sensação ruim na parte baixa da bexiga (podendo irradiar para o testículo e para a coxa) e associado a febre, calafrios ou tremores, deve procurar um hospital ou pronto-socorro muito rapidamente, pois pode ser uma infecção grave. Muitas pessoas não têm conhecimento disso, gerando até uma demora no diagnóstico.

Se não tratada, pode se tornar uma prostatite crônica, ficando com sintomas menores, um pouco de cada sintoma, mas sem febre, devendo ser também diagnosticado pelo médico posteriormente.

Os outros tipos de prostatite podem apresentar diversos tipos de sintomas, que muitas vezes o homem não percebe. Por exemplo:

  • Irradiação na parte baixa da barriga;
  • Dor após a ejaculação (procure um médico se sentir dor após a ejaculação).

A prostatite é uma inflamação da próstata com pouca divulgação. Um homem tendo qualquer sintoma anormal para urinar ou ejacular, deve procurar um médico, podendo assim esclarecer seu problema.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato: