Prevenção do Câncer de Próstata

Não existe uma causa específica para o câncer de próstata. O câncer de próstata é o segundo mais comum nos homens. De todos os cânceres que o homem pode ter, este câncer representa quase um terço de todos os tumores.

Causas

Normalmente, acredita-se que é uma junção de causas. Fala-se até de causas genéticas, mas essa é uma porcentagem muito pequena, que a gente consegue relacionar diretamente. São pessoas que têm na família uma mutação genética, que possa realmente propiciar câncer de próstata.

As causas mais comuns estão relacionadas à alimentação, atividades físicas e alguns outros hábitos. O mais comum é sobre a alimentação mais rica em gordura, tanto que os países que mais têm câncer de próstata, são os países do Norte da Europa e os Estados Unidos, que consomem muita gordura animal em sua dieta do dia a dia. Portanto, prevenir é tentar diminuir hábitos ou comidas que tenham muita gordura animal.

O sedentarismo é um hábito geral, as grandes metrópoles do mundo têm mais câncer de próstata do que nas áreas rurais, ou de menor urbanização. Isso pode estar relacionado com múltiplas causas, como poluição, estresse, etc.

Nós temos uma diferença grande no mundo para o Ocidente com o Oriente. Em alguns países, como a China e a Índia, que são países muito populosos, têm uma incidência bem mais baixa, pode chegar de 3 até 100 vezes menos câncer de próstata do que no Ocidente.

Na área rural da China, tem pouco câncer de próstata, mas nos últimos 20 anos, algumas grandes metrópoles como Shangai e Pequim, tiveram uma certa ocidentalização, num certo momento comendo mais hambúrguer, mais fast food, e começaram a aumentar gradativamente a incidência de câncer de próstata.

Prevenção 

Em geral, a recomendação é tentar ter uma vida com uma dieta – isso altamente divulgado para problemas do coração – então, uma dieta com mais vegetais, mais frutas, fazer atividades físicas. Não tem como as pessoas ficarem menos estressadas nos dias de hoje, principalmente quem mora nas grandes cidades, porém, tentar levar uma vida mais leve, é sempre uma recomendação importante, também para evitar câncer de próstata.

É importante, como já mencionado, o câncer de próstata, ele quase não tem sintomas, portanto, deve-se fazer os exame regulares, principalmente homens acima de 40 anos, ou seguir a recomendação do seu médico, para saber se você está em risco, e se deve fazer exames para câncer de próstata.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

agsdi-whatsapp