Índice
A próstata é um órgão do aparelho reprodutor masculino, as mulheres não tem próstata. Curiosamente, algumas células da vida embrionária que vão formar o útero na mulher, formam a próstata no homem. O homem não tem útero, e a mulher não tem próstata, porque eles são meio correlacionados lá atrás, dentro da vida embrionária.
A próstata, dentro do aparelho reprodutor, é responsável por formar um terço do líquido ejaculado. Essa é a função da próstata, só que ela não é a única, na realidade, na ejaculação é uma junção de três líquidos: uma parte do líquido vinda dos testículos, que contêm os espermatozoides; outra parte é um terço da próstata, que é o líquido prostático, e quase a maioria, quase dois terços do líquido, vindo das vesículas seminais, que são duas sáculas conectadas na parte de trás da próstata. No momento da ejaculação, esses três líquidos se juntam e são eliminados. Essa é a função da próstata, produzir um terço da ejaculação.
No entanto, os problemas que podem causar na próstata, são normalmente ligados à inflamação, ao aumento benigno da próstata ou ao câncer da próstata, que é o mais divulgado por todos.
Os problemas de inflamação são mais fáceis de diagnosticar, porque apresentam muitos sintomas, e podem ocorrer em qualquer idade. Eles podem ser dor para urinar e febre, e aí normalmente a pessoa, o homem, vai procurar até, às vezes, um pronto socorro.
O aumento benigno da próstata corresponde ao mioma da mulher, que às vezes é mais difundido para os leigos. A próstata, no caso, aumenta como se fosse um mioma no útero, só que pela localização da próstata, o canal da urina que passa bem no meio da próstata, esse aumento vai causando problemas urinários.
A dificuldade para urinar aumenta, o jato da urina fica meio fraco. E nessas situações, que normalmente acometem mais os homens acima de 40 anos, deve procurar o seu médico com qualquer desses sintomas.
O câncer de próstata, que muitas pessoas às vezes não se informam direito, muito raramente apresentará sintomas. Normalmente, os sintomas são mais das doenças benignas da próstata, que muitas vezes podem ser até mais comuns do que o câncer da próstata.
Todo homem após os 40-50 anos, deve procurar um urologista para fazer os exames de toque e exames de sangue. Fazer uma avaliação geral, ver os antecedentes da família. Tem gente que tem na família, e aí precisa fazer com maior frequência do que aqueles que não têm.
Então esse é um resumo dos problemas da próstata, e qualquer dúvida lembre-se sempre de procurar o seu médico e fazer as sua avaliações com frequência.
Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.