O que é hiperplasia da Próstata?
Início »
Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes
GoogleMyCitations
CRM: 78.546
O que é
A hiperplasia da próstata, ou aumento benigno da próstata, é uma infecção muito comum da próstata. Muitas pessoas que fazem exames e percebem o aumento da mesma, quase sempre ficam muito preocupadas, acreditando que isso pode ser câncer.
O aumento benigno da próstata não tem relação com o câncer. Fazendo uma correlação seria: assim como o mioma que pode ocorrer no útero da mulher, o aumento benigno da próstata ocorre no homem.
Acontece normalmente depois dos 35 ou 40 anos. As diversas razões que levam ao aumento da próstata, e que não possuem causas definidas, dificultam um trabalho na prevenção. O aumento benigno da próstata vai acometer quase todos os homens, pois aos 50 anos, e também quando está chegando aos 80, quase 50% dos homens já tem sua próstata aumentada. Porém, nem todos os homens vão ter sintomas ou problemas.
Sintomas ao urinar
O problema do aumento benigno da próstata é que, com o seu crescimento, e o canal urinário passando bem no meio, adquiri-se problemas para urinar, como:
- Jato fraco;
- Demora para urinar;
- Interrompe a urina e começa novamente;
- Demora para finalizar a urina;
- Vontade de urinar com maior frequência.
O aumento benigno da próstata acaba sendo diagnosticado na visita ao urologista, ou às vezes em um exame de rotina de ultrassom, mostrando a próstata aumentada.
Caso o homem não tenha problemas, sintomas ou alterações, muitas vezes não se faz nenhum tratamento, pois o aumento benigno da próstata não aumenta o risco de ter um câncer.
Veja também: Prevenção do câncer de próstata.
Tratamento
Se houver algum sintoma, o inicio do tratamento é feito com remédios, que diminuem ou relaxam a musculatura da próstata, e em último caso (se houver sobra de urina, infecções frequentes ou a dificuldade para urinar, mesmo com o uso de remédios) é recomendada a cirurgia.
Cirurgias
Existem diversos tipos de cirurgia: pelo canal, cirurgia aberta (feita com menor frequência), cirurgia a laser (ou com outros tipos de fonte de energia).
Portanto, se houver algum desses sintomas ou alguma dúvida procure seu médico para maiores esclarecimentos.
Veja Mais:
Câncer de Próstata – episódio VII: Terapia Multimodal
Terapia multimodal é o uso de múltiplas modalidades de tratamento que podem incluir: cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal e quimioterapia.
Câncer de Próstata – episódio. VI: Vantagens da cirurgia robótica
A cirurgia de próstata pode promover complicações que interferem na qualidade de vida do homem. Saiba quais são.
Câncer de Próstata – ep.V: Consequências e riscos da prostatectomia
A prostatectomia é uma cirurgia feita para retirar a próstata, porém, alguns riscos e consequências podem ocorrer. Veja quais são!
0 comentários