Dr. Cássio Andreoni

O que é hiperplasia da Próstata?

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O que é

A hiperplasia da próstata, ou aumento benigno da próstata, é uma infecção muito comum da próstata. Muitas pessoas que fazem exames e percebem o aumento da mesma, quase sempre ficam muito preocupadas, acreditando que isso pode ser câncer.

O aumento benigno da próstata não tem relação com o câncer. Fazendo uma correlação seria: assim como o mioma que pode ocorrer no útero da mulher, o aumento benigno da próstata ocorre no homem.

Acontece normalmente depois dos 35 ou 40 anos. As diversas razões que levam ao aumento da próstata, e que não possuem causas definidas, dificultam um trabalho na prevenção. O aumento benigno da próstata vai acometer quase todos os homens, pois aos 50 anos, e também quando está chegando aos 80, quase 50% dos homens já tem sua próstata aumentada. Porém, nem todos os homens vão ter sintomas ou problemas.

Sintomas ao urinar

O problema do aumento benigno da próstata é que, com o seu crescimento, e o canal urinário passando bem no meio, adquiri-se problemas para urinar, como:

  • Jato fraco;
  • Demora para urinar;
  • Interrompe a urina e começa novamente;
  • Demora para finalizar a urina;
  • Vontade de urinar com maior frequência.

O aumento benigno da próstata acaba sendo diagnosticado na visita ao urologista, ou às vezes em um exame de rotina de ultrassom, mostrando a próstata aumentada.

Caso o homem não tenha problemas, sintomas ou alterações, muitas vezes não se faz nenhum tratamento, pois o aumento benigno da próstata não aumenta o risco de ter um câncer.

Tratamento

Se houver algum sintoma, o inicio do tratamento é feito com remédios, que diminuem ou relaxam a musculatura da próstata, e em último caso (se houver sobra de urina, infecções frequentes ou a dificuldade para urinar, mesmo com o uso de remédios) é recomendada a cirurgia.

Cirurgias

Existem diversos tipos de cirurgia: pelo canal, cirurgia aberta (feita com menor frequência), cirurgia a laser (ou com outros tipos de fonte de energia).

Portanto, se houver algum desses sintomas ou alguma dúvida procure seu médico para maiores esclarecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 06 / 21
Já ouviu falar no uso do Óleo de Semente de Abóbora para os Sintomas do aumento benigno da próstata? Confira o que o Dr. Cássio tem a falar sobre o assunto.
Ler Mais
 | 23 / 06 / 21
A Prostatite pode ser Aguda ou Crônica. Você sabe quando procurar ajuda médica? Saima mais sobre os Sintomas e tratamentos da prostatite.
Ler Mais
1 2 3 15
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.
Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2021 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya MKT
Última atualização: 14/09/2021 às 17:45