O que é hiperplasia da Próstata?

Início » O que é hiperplasia da Próstata?


Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 78.546

O que é

A hiperplasia da próstata, ou aumento benigno da próstata, é uma infecção muito comum da próstata. Muitas pessoas que fazem exames e percebem o aumento da mesma, quase sempre ficam muito preocupadas, acreditando que isso pode ser câncer.

O aumento benigno da próstata não tem relação com o câncer. Fazendo uma correlação seria: assim como o mioma que pode ocorrer no útero da mulher, o aumento benigno da próstata ocorre no homem.

Acontece normalmente depois dos 35 ou 40 anos. As diversas razões que levam ao aumento da próstata, e que não possuem causas definidas, dificultam um trabalho na prevenção. O aumento benigno da próstata vai acometer quase todos os homens, pois aos 50 anos, e também quando está chegando aos 80, quase 50% dos homens já tem sua próstata aumentada. Porém, nem todos os homens vão ter sintomas ou problemas.

Sintomas ao urinar

O problema do aumento benigno da próstata é que, com o seu crescimento, e o canal urinário passando bem no meio, adquiri-se problemas para urinar, como:

  • Jato fraco;
  • Demora para urinar;
  • Interrompe a urina e começa novamente;
  • Demora para finalizar a urina;
  • Vontade de urinar com maior frequência.

O aumento benigno da próstata acaba sendo diagnosticado na visita ao urologista, ou às vezes em um exame de rotina de ultrassom, mostrando a próstata aumentada.

Caso o homem não tenha problemas, sintomas ou alterações, muitas vezes não se faz nenhum tratamento, pois o aumento benigno da próstata não aumenta o risco de ter um câncer.

Veja também: Prevenção do câncer de próstata.

Tratamento

Se houver algum sintoma, o inicio do tratamento é feito com remédios, que diminuem ou relaxam a musculatura da próstata, e em último caso (se houver sobra de urina, infecções frequentes ou a dificuldade para urinar, mesmo com o uso de remédios) é recomendada a cirurgia.

Cirurgias

Existem diversos tipos de cirurgia: pelo canal, cirurgia aberta (feita com menor frequência), cirurgia a laser (ou com outros tipos de fonte de energia).

Portanto, se houver algum desses sintomas ou alguma dúvida procure seu médico para maiores esclarecimentos.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais:

PSA: exame de sangue

PSA: exame de sangue

PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue específico da próstata. Veja as causas de PSA alterado e qual a relação com câncer de próstata.

ler mais
× Agendar Consulta