Tratamento do Câncer de Próstata
Início »
Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes
GoogleMyCitations
CRM: 78.546
O câncer de próstata é o mais comum no homem. Após o diagnóstico, sendo realizado por uma biópsia, a pessoa deve procurar o urologista, que vai fazer uma série de avaliações para indicar o tratamento. Antes de saber sobre o tratamento, quase que para todos os tipos de tumores malignos, é importante saber em que estágio está a doença.
Por que existem diferentes tipos de tratamento?
Isso é muito comum, às vezes o paciente tem um amigo que fez um tratamento diferente, e ele pergunta: “Mas porque que para mim não é esse?” Porque é uma avaliação geral. É necessário fazer um mapeamento do homem para avaliar a idade, os sintomas, quais são os antecedentes e algumas doenças associadas que ele tem, e relacionar com os dados da biópsia.
A biópsia tem o nome, que é o diagnóstico, mas tem vários sobrenomes que dão as características de tumores mais agressivos, menos agressivos, com maior volume, menor volume, e tudo isso faz diferença para indicar o tratamento. Por isso tem várias opções, e o especialista deve indicar o melhor tratamento para aquela pessoa.
Estágios do câncer
Existem basicamente três estágios: O estágio mais localizado, que às vezes comparo com uma maçã, um caroço dentro de uma maçã. Sendo a próstata como uma maçã, o caroço está totalmente lá dentro, não tem nada mais saindo para fora.
Um outro estágio é quando esse caroço já saiu um pouco para fora da casca, porém ainda não foi para outros órgãos. E o outro estágio, mais avançado de todos, é quando as células daquele caroço, ou por vasos linfáticos ou pelas veias, acabaram migrando e se alojaram em outro órgão. Os mais comuns são os ossos, mas pode ter também em alguns gânglios locais.
Veja também: Diferentes tipos de Cirurgia para o Câncer de Próstata.
Tratamentos
Após fazer todos os exames, será feita uma localização específica do estágio que aquela doença está naquela pessoa. O tratamento tem que ser individualizado. Os tratamentos mais comuns são:
- A cirurgia radical, que é a retirada total da próstata e de alguns gânglios locais;
- Ou a radioterapia, e aí tem uma radioterapia que é externa, que é por feixe de radiação, e tem a radioterapia que é uma sementinha que coloca lá dentro.
Quando a doença já tem o caroço um pouco para fora, às vezes pode combinar tratamentos, como fazer a cirurgia e depois radioterapia, ou fazer um tratamento de hormônio, para murchar o tumor, e depois indicar radioterapia.
E quando já tem o tumor saindo para fora e alojado em outros órgãos, tem diversos tratamentos também, mas inicialmente esse tratamento deve-se combinar com outro especialista, por exemplo, o oncologista clínico, e muitas vezes é feito o bloqueio do hormônio masculino. E isso foi até prêmio Nobel algumas décadas atrás, porque a gente sabe que o hormônio masculino, quando ele é bloqueado, as células do câncer de próstata murcham.
Há diversos tratamentos para câncer de próstata, dependendo da pessoa, do estágio da doença, que apenas o seu médico e uma avaliação individualizada, vai poder indicar o melhor para você.
Veja Mais:
Câncer de Próstata – episódio VII: Terapia Multimodal
Terapia multimodal é o uso de múltiplas modalidades de tratamento que podem incluir: cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal e quimioterapia.
Câncer de Próstata – episódio. VI: Vantagens da cirurgia robótica
A cirurgia de próstata pode promover complicações que interferem na qualidade de vida do homem. Saiba quais são.
Câncer de Próstata – ep.V: Consequências e riscos da prostatectomia
A prostatectomia é uma cirurgia feita para retirar a próstata, porém, alguns riscos e consequências podem ocorrer. Veja quais são!
0 comentários