Índice
Andropausa é um termo muito usado pra caracterizar a diminuição dos hormônios masculinos (testosterona) no homem. Temos como referência a menopausa na mulher, porém, há algumas diferenças.
A menopausa na mulher é uma data específica, a data da última menstruação, e 1 ou 2 anos antes e depois ocorre uma série de transformações na mulher. Já no homem, é apenas um período a partir dos 40 anos. Toda mulher vai entrar na menopausa, porém, não é todo homem que vai ter andropausa.
O homem depois dos 40 anos pode começar a experimentar uma diminuição progressiva dos seus níveis de hormônios masculinos. Os hormônios são muito importantes para ter uma musculatura mais hipertrófica, porém, a sua falta pode causar alterações no humor, diminuição da potencia sexual, libido e pelos, falta de humor, desmotivação, cansaço, etc.
Uma série de características é responsável pelo o que o hormônio masculino faz e que a falta dele pode piorar.
Uma porcentagem grande de homens, cerca de um terço dos homens, precisa de reposição hormonal. Isso pode começar a partir dos 40 anos e a cada década que passa aumenta a chance do homem estar com os hormônios mais baixos.
Uma reposição hormonal exagerada pode produzir um aumento prostático maior ou se a pessoa já tiver com um tumor pequeno maligno na próstata e começar a receber muito hormônio, esse tumor pode crescer muito rápido.
Portanto, não são todos homens que vão ter andropausa, porém, caso alguns tenham, é apenas um período a partir dos 40 anos.
Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.