Dr. Cássio Andreoni

Andropausa: o que é, sintomas e como evitar

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O que é

A andropausa é muito comentada como se fosse a menopausa do homem. Na verdade, não é exatamente dessa forma.

A menopausa na mulher é uma data marcada, a data da última menstruação e o homem não tem essa questão, mas da mesma forma que a mulher com a menopausa tem alterações hormonais específicas da mulher, o homem também tem.

A andropausa se refere mais a esse contexto do homem, que após os 40 anos o homem também pode começar a experimentar alguns sintomas da diminuição do hormônio masculino.

No entanto, no homem isso se faz através um período mais longo, pode ser uma década ou duas décadas, de forma gradual e que vai gerando alterações no homem de perder a influência da ação da testosterona, que é o hormônio masculino.

Sintomas

Contudo, a andropausa não é exatamente igual na mulher, que é uma data e a partir daí tem todas as suas alterações, ela pode ocorrer já a partir dos 40 anos e dão sintomas no homem de:

  • Desmotivação, principalmente sexual com a diminuição da libido;
  • Dificuldade de ereção;
  • Engordar mais substituindo o músculo por gordura;
  • Performance com exercícios físicos fica menor;
  • Musculatura pode ficar mais flácida;

Esses sintomas podem começar um pouco mais cedo, com 40 anos ou mais tarde, após os 60 anos, que é mais comum. Quanto mais tempo passa, mais comum.

É muito importante que isso seja falado, porque muitos homens acham que a regulação do hormônio, é apenas de interesse sexual e não é verdade.

Um homem que fica muito tempo com os hormônios masculinos baixos pode até ter uma maior chance de um risco de doença cardíaca, inclusive às vezes com risco de vida.

Como evitar

É muito importante que o homem tenha um controle bom dos hormônios para a atividade sexual, para melhor controle de toda sua saúde geral e que muitos não sabem, mas o hormônio tem muita influência sobre o humor do homem gerando maior agressividade e às vezes irritabilidade.

Portanto, é muito importante após os 40 anos, não só checar a próstata, mas também checar os hormônios que podem ter uma influência grande na vida do homem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 08 / 20
Você sabia que o menino adolescente deve começar a frequentar o Urologista a partir dos 15 anos? Entenda por que clicando neste link!
Ler Mais
 | 09 / 06 / 20
Feocromocitoma é um tumor incomum, produtor de adrenalina, originado nas glândulas adrenais ou supra-renais, e que possui tratamento. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
1 2 3 7
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.
Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2021 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya MKT
Última atualização: 14/09/2021 às 17:45