Duplo J é um cateter visto como vilão porque costuma dar muitos sintomas. Ele é colocado no ureter medindo 20 cm, dependendo da altura da pessoa. As duas pontas do cateter se enrolam formando um J, uma ponta fica presa no rim e a outra na bexiga.
O Duplo J é colocado em processos obstrutivos, como num pós-operatório, para manter o ureter aberto e a urina passar por ele. A cirurgia mais realizada em casos como esse é a de cálculos no ureter. Quando a pessoa sente cólica renal é porque o cálculo está passando no ureter e tampando o fluxo da urina, assim, a cirurgia é indicada.
Enquanto o Duplo J fica na uretra, é normal causar sintomas de dor nas costas e cólica renal. Algumas pessoas sentem mais sintomas que outras e acabam ligando para os médicos especialistas achando que há algo de errado. Porém, isso é comum e o paciente precisa tomar vários remédios para minimizar os sintomas.
O cateter pode durar alguns dias ou até um mês, dependendo do motivo pelo qual ele foi passado.
Quando a pessoa começa a ter dor muito forte e febre é porque os remédios que foram passados não estão sendo suficientes, devemos nos preocupar porque alguma coisa pode estar acontecendo.
Há 30 anos, o Duplo J era de plástico feito através de um cano amarrado que passava pelo ureter e saía pela pele pingando urina para fora, e isso dificultava a cicatrização. Atualmente, o cateter Duplo J é colocado em cirurgias endoscópicas.
Para encerrar, caso você sinta alguns sintomas exagerados, procure um médico para esclarecer a situação e tratar.
Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.
Tenho duplo j a quase 5 anos isto pode acaretar algum problema ou dificuldade na retirada era pra ter ficado 45 dias mas nesse tempo me mudei de estado entao tive que fazer todos encaminhamentos novamente e aguardo ate hoje para retirada.
Estou a ponto de retirar particular sabe me dizer em torno de quanto em media custa um procedimento de retirada
Olá, Juliano. O valor da retirada do duplo J varia de acordo com cada médico. O ideal seria procurar algum especialista em sua cidade e se informar!!