Dr. Cássio Andreoni

Duplo J: cateter ureteral

Atualizado em 24/07/2023
Tempo de leitura: < 1 min.

Duplo J é um cateter visto como vilão porque costuma dar muitos sintomas. Ele é colocado no ureter medindo 20 cm, dependendo da altura da pessoa. As duas pontas do cateter se enrolam formando um J, uma ponta fica presa no rim e a outra na bexiga.

O Duplo J é colocado em processos obstrutivos, como num pós-operatório, para manter o ureter aberto e a urina passar por ele. A cirurgia mais realizada em casos como esse é a de cálculos no ureter. Quando a pessoa sente cólica renal é porque o cálculo está passando no ureter e tampando o fluxo da urina, assim, a cirurgia é indicada.

Sintomas do Duplo J

Enquanto o Duplo J fica na uretra, é normal causar sintomas de dor nas costas e cólica renal. Algumas pessoas sentem mais sintomas que outras e acabam ligando para os médicos especialistas achando que há algo de errado. Porém, isso é comum e o paciente precisa tomar vários remédios para minimizar os sintomas.

O cateter pode durar alguns dias ou até um mês, dependendo do motivo pelo qual ele foi passado.

Quando a pessoa começa a ter dor muito forte e febre é porque os remédios que foram passados não estão sendo suficientes, devemos nos preocupar porque alguma coisa pode estar acontecendo.

Há 30 anos, o Duplo J era de plástico feito através de um cano amarrado que passava pelo ureter e saía pela pele pingando urina para fora, e isso dificultava a cicatrização. Atualmente, o cateter Duplo J é colocado em cirurgias endoscópicas.

Para encerrar, caso você sinta alguns sintomas exagerados, procure um médico para esclarecer a situação e tratar.  

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tenho duplo j a quase 5 anos isto pode acaretar algum problema ou dificuldade na retirada era pra ter ficado 45 dias mas nesse tempo me mudei de estado entao tive que fazer todos encaminhamentos novamente e aguardo ate hoje para retirada.
    Estou a ponto de retirar particular sabe me dizer em torno de quanto em media custa um procedimento de retirada

    1. Olá, Juliano. O valor da retirada do duplo J varia de acordo com cada médico. O ideal seria procurar algum especialista em sua cidade e se informar!!

 | 26 / 09 / 23
Descubra como as cirurgias renais podem afetar a função do rim e o que você pode fazer para preservar sua saúde renal. Entenda as nuances desses procedimentos e como manter um rim saudável após a cirurgia.
Ler Mais
 | 08 / 08 / 23
Investigue o Hiperaldosteronismo Primário: distúrbio que provoca pressão alta, redução dos níveis de potássio e câimbras. Diagnóstico clínico, exames, tratamento medicamentoso ou cirúrgico são abordados.
Ler Mais
1 2 3 14
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.

Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Última atualização: 08/01/2024 às 10:05