Duplo J: cateter ureteral

Início » Duplo J: cateter ureteral

foto-dr-cassio-andreoni
Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 78.546

Atualizado em

Duplo J é um cateter visto como vilão porque costuma dar muitos sintomas. Ele é colocado no ureter medindo 20 cm, dependendo da altura da pessoa. As duas pontas do cateter se enrolam formando um J, uma ponta fica presa no rim e a outra na bexiga.

O Duplo J é colocado em processos obstrutivos, como num pós-operatório, para manter o ureter aberto e a urina passar por ele. A cirurgia mais realizada em casos como esse é a de cálculos no ureter. Quando a pessoa sente cólica renal é porque o cálculo está passando no ureter e tampando o fluxo da urina, assim, a cirurgia é indicada.

Sintomas do Duplo J

Enquanto o Duplo J fica na uretra, é normal causar sintomas de dor nas costas e cólica renal. Algumas pessoas sentem mais sintomas que outras e acabam ligando para os médicos especialistas achando que há algo de errado. Porém, isso é comum e o paciente precisa tomar vários remédios para minimizar os sintomas.

O cateter pode durar alguns dias ou até um mês, dependendo do motivo pelo qual ele foi passado.

Quando a pessoa começa a ter dor muito forte e febre é porque os remédios que foram passados não estão sendo suficientes, devemos nos preocupar porque alguma coisa pode estar acontecendo.

Há 30 anos, o Duplo J era de plástico feito através de um cano amarrado que passava pelo ureter e saia pela pele pingando urina para fora, e isso dificultava a cicatrização. Atualmente, o cateter Duplo J é colocado em cirurgias endoscópicas.

Para encerrar, caso você sinta alguns sintomas exagerados, procure um médico para esclarecer a situação e tratar.  

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta