Acordar à noite pra fazer xixi é uma queixa muito comum, tanto em homens quanto em mulheres.
Em conversas privadas de homens quando estão sozinhos, eles perguntam para os outros quantas vezes acordam à noite para fazer xixi e alguns respondem que acordam uma ou três vezes, como se quem acordar mais tem problema na próstata ou um problema pior.
O que pouca gente sabe e que alguns médicos não lembram, é que muitos problemas que fazem a gente acordar à noite não tem relação com a parte urológica e trato urinário, podem ser problemas clínicos.
Até brinco com o pessoal, se a pessoa tem uma infecção ou se a próstata está grande, a próstata não sabe se é de noite ou de dia, sendo assim, não dará problema só de dia.
A primeira coisa que quem está com problema para urinar tem que pensar é se o problema ocorre apenas de noite. Se for apenas à noite, é menos provável que tenha alguma coisa séria acontecendo com o trato urinário.
Índice
Se for de noite, uma série de coisas pode acontecer, como:
As mais comuns são os problemas com o sono, principalmente apneia do sono, doença que a pessoa ronca muito e acorda sufocada sem respirar.
As pessoas que fumam muito, pessoas que tem asma, bronquite ou qualquer problema pulmonar, quando deitam, a oxigenação diminui, produz diurético e faz com que a pessoa produza mais urina à noite. Às vezes não tem nada a ver com a bexiga, rim, próstata ou infecção.
O diabetes que é muito comum. A pessoa come um pouco mais à noite, toma um remédio ou o remédio passa a ser insuficiente, a glicose atinge um nível do sangue a partir de 160 ou 180 e pode levar à glicose na urina, fazendo com que saia mais xixi que o normal à noite.
Outro problema que também é muito comum é o inchaço das pernas e pés no fim da tarde, quando deita, todo esse líquido é reabsorvido como se tivesse tomando dois copos de água antes de dormir e a pessoa fará xixi à noite também.
Como eu acabei de falar, talvez a pessoa apenas se hidrate e come muito, começa a ter um hábito não muito correto que é comer, beber e dormir, e acaba urinando de noite também.
Algumas dicas para lembrar que os problemas respiratórios, problemas tão simples como diabetes descompensado, e às vezes o inchaço na perna podem contribuir para que a pessoa acorde à noite para urinar. Na dúvida, tendo qualquer outro sintoma durante o dia, é bom procurar um urologista para um esclarecimento melhor.
Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.