Adrenal (Suprarrenal)
Início »
Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes
GoogleMyCitations
CRM: 78.546
O que é?
Tumores na adrenal, também conhecida como suprarrenal. Esse nome significa uma glândula que fica ao lado ou acima do rim. É uma glândula que muitas pessoas desconhecem, mas não podemos viver sem ela. Se não tivermos as duas glândulas funcionando, podemos chegar até a perder a vida.
Com o número crescente de exames e de diagnóstico por imagem, como tomografia e ressonância, se tem identificado muitos tumores na adrenal, e de uma forma comum, podem ser de 3% a 5% de todos os exames. Como fazemos muito esses exames, aparece um número muito grande de achados desse tipo de problema.
Hormônios
O tumor de adrenal, ao contrário do tumor no rim, na grande maioria das vezes é benigno. E a grande questão do tumor de adrenal não é se ele é benigno ou maligno, mas sim se ele produz algum hormônio. Porque a adrenal produz uma série de hormônios, o mais conhecido deles é a adrenalina.
A adrenalina também é produzida em vários outros lugares do corpo, mas ela pode causar um tumor que é conhecido como feocromocitoma. É um tumor onde normalmente a pessoa produz muita adrenalina, podendo ter pressões muito altas, coração muito acelerado, podendo ser até uma condição clínica de risco de vida.
Outros hormônios que podem ser produzidos, um deles que é bem pouco conhecido: aldosterona, que aumenta a pressão e diminui o potássio, podendo dar alguns problemas clínicos como cãibras.
Consequências
Muitas pessoas falam: “Aquela pessoa está um pouco mais gordinha, deve ser problema nas glândulas” – Um problema que pode ser desencadeado quando a adrenal produz muita cortisona. Nós produzimos cortisona e não vivemos sem ela. Muitas pessoas acreditam que a cortisona é só um remédio, mas nós produzimos cortisol. O cortisol é produzido todos os dias de manhã, é o que nos fazer querer despertar nas manhãs.
Esse tumor de cortisol faz com que a pessoa engorde muito, e tenha outros tipos de problemas como:
- Engordar muito no rosto;
- Engordar muito uma parte do corpo;
- Braços e pernas finos.
Quando a pessoa é diagnosticada com um tumor de adrenal, ela deve passar por uma avaliação hormonal com um especialista, para saber se ela esta produzindo algum tipo de hormônio.
Raramente, em casos onde o tumor está acima de 3 centímetros, aumenta-se o risco de ser um tumor maligno, ou seja, um câncer de adrenal. Os cânceres de adrenal normalmente são agressivos e precisam ser tratados rapidamente.
Portanto, um conselho sobre tumor na adrenal, que acaba sendo quase até 5% de tumores achados em exames de tomografia e ressonância, é preciso fazer a avaliação com um especialista para saber se não produz um hormônio ou se ocorre risco de malignidade. Se for o caso de um dos dois, na maioria das vezes é feita a cirurgia.
10 Comentários
Enviar um comentário
Veja Mais:
Cistos nos rins e rins policísticos: saiba a diferença
Muitas pessoas associam cistos nos rins com rins policísticos, mas você sabia que são doenças completamente diferentes? Confira!
Feocromocitoma
Feocromocitoma é um tumor que produz adrenalina e pode causar muitos problemassem uma boa equipe médica presente no processo de cirurgia.
Estenose de JUP na infância
Você sabia que a estenose de JUP é mais comum nos meninos? Entenda a importância do diagnóstico precoce e quais as causas. Confira!
Boa noite. Estou com um tumor na Adrenal, pequeno, 1,3cm, mas produtor de cortisol. Após uso de dexa ele não está suprimindo, e o último exame chegou a 23. A indicação é cirúrgica, e minha dúvida é, se for confirmado o diagnóstico de malignidade, qual o prognóstico? Se eu for à São Paulo fazer a cirurgia por qto tempo tenho que ficar na cidade?
Olá, Daniele. Cada caso é um caso, sendo assim, é muito difícil responder essas questões sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico. O ideal é retornar ao seu médico e esclarecer todas as suas dúvidas, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o seu histórico.
Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/drcassioandreoni/
Doutor eu desde de adolescente sou magra, tive 2 gravidez e nunca ganhei peso com facilidade, acredito que meu problema é nessa glândula suprarrenal porque já fiz exames e a tiróide tá normal
Olá, Cristiane. Será necessário realizar alguns exames para esclarecer essa questão. Procure um médico de confiança para analisar o seu quadro clínico e propor alguma solução.
Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/
Só tenho uma adrenal, a direita. Em fev 2014 tive que tirar a esquerda em função de um tumor benigno de 5cm. Tenho que tomar Predinisona o resto da vida, ou existe a possibilidade de viver sem tomar esse remédio? Há 6 anos eu tomo Predinisona. Obrigada.
O ideal é esclarecer essa dúvida com o médico que lhe acompanha, pois ele tem maior conhecimento no seu caso.
Tive uml nodulo da adrenal fiz a cirurgia dia 2 dezembro 2019 tive 1 choque anafilatuco por causa do latex fora isti a cirurgia foi um sucesso . Agora a minha pressão so fica baixa 80/40 ou 90/40 no máximo fica 100/50 é normal posso viver sem esta glândula.
Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico.
Gostaria de saber quanto sai a retirada de um tumor da glândula supra renal do lado direito, já estou acompanhando com o médico, mas estou no exterior. Hoje já está 3,80 cm. Passou se 6 meses e não cresceu nada. Agora vou ter que esperar mais 6 meses para fazer outra sonografia. O médico já me falou retirando o tumor vou ficar sem a glândula. Só vou viver com a da esquerda. Vai mudar muito a minha vida e também qual o risco? Agradeço desde já. Obrigado!!
Olá, Tsutomu. Para informações sobre valores, peço que entre em contato conosco pelo telefone: (11) 2151-5508