Dr. Cássio Andreoni

Adrenal (Suprarrenal)

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O que é?

Tumores na adrenal, também conhecida como suprarrenal. Esse nome significa uma glândula que fica ao lado ou acima do rim. É uma glândula que muitas pessoas desconhecem, mas não podemos viver sem ela. Se não tivermos as duas glândulas funcionando, podemos chegar até a perder a vida.

Com o número crescente de exames e de diagnóstico por imagem, como tomografia e ressonância, se tem identificado muitos tumores na adrenal, e de uma forma comum, podem ser de 3% a 5% de todos os exames. Como fazemos muito esses exames, aparece um número muito grande de achados desse tipo de problema.

Hormônios

O tumor de adrenal, ao contrário do tumor no rim, na grande maioria das vezes é benigno. E a grande questão do tumor de adrenal não é se ele é benigno ou maligno, mas sim se ele produz algum hormônio. Porque a adrenal produz uma série de hormônios, o mais conhecido deles é a adrenalina.

A adrenalina também é produzida em vários outros lugares do corpo, mas ela pode causar um tumor que é conhecido como feocromocitoma. É um tumor onde normalmente a pessoa produz muita adrenalina, podendo ter pressões muito altas, coração muito acelerado, podendo ser até uma condição clínica de risco de vida.

Outros hormônios que podem ser produzidos, um deles que é bem pouco conhecido: aldosterona, que aumenta a pressão e diminui o potássio, podendo dar alguns problemas clínicos como cãibras.

Consequências

Muitas pessoas falam: "Aquela pessoa está um pouco mais gordinha, deve ser problema nas glândulas" - Um problema que pode ser desencadeado quando a adrenal produz muita cortisona. Nós produzimos cortisona e não vivemos sem ela. Muitas pessoas acreditam que a cortisona é só um remédio, mas nós produzimos cortisol. O cortisol é produzido todos os dias de manhã, é o que nos fazer querer despertar nas manhãs.

Esse tumor de cortisol faz com que a pessoa engorde muito, e tenha outros tipos de problemas como:

  • Engordar muito no rosto;
  • Engordar muito uma parte do corpo;
  • Braços e pernas finos.

Quando a pessoa é diagnosticada com um tumor de adrenal, ela deve passar por uma avaliação hormonal com um especialista, para saber se ela esta produzindo algum tipo de hormônio.

Raramente, em casos onde o tumor está acima de 3 centímetros, aumenta-se o risco de ser um tumor maligno, ou seja, um câncer de adrenal. Os cânceres de adrenal normalmente são agressivos e precisam ser tratados rapidamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 14 / 09 / 21
O feocromocitoma é um tumor bastante raro e que pode ser confundido com problemas psicológicos. Saiba como diagnosticá-lo!
Ler Mais
 | 07 / 09 / 21
O câncer de rim não é muito comum, mas quando acontece, o tratamento quase sempre é cirúrgico. Saiba quais são os sintomas!
Ler Mais
1 2 3 11
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.
Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2021 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya MKT
Última atualização: 14/09/2021 às 17:45