Dr. Cássio Andreoni

Aumento benigno da próstata e o uso do óleo de semente de abóbora

Atualizado em 21/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Vou falar hoje sobre uma coisa que tem sido propagada com muita frequência na internet, nas mídias sociais: que é o uso do Óleo de Abóbora ou Cucurbita, vários termos para serem usados, mas tudo da família da abóbora e que esses extratos que se vendem do óleo da semente da abóbora poderiam ser muito benéficos para problemas de próstata.

Então eu tenho lido sobre isso e tem havido uma proposta bastante agressiva de sites na internet colocando esse óleo de abóbora como uma cura para problemas e falando que os médicos não sabem do efeito, e que é uma solução milagrosa sobre esse assunto. Isso me interessou e eu fiz uma pesquisa, estudei bastante nos últimos dias sobre esse assunto.

Eles falam que o óleo da semente da abóbora vai produzir uma alteração na enzima 5 alfa-redutase que diminui a dihidrotestosterona. Pode ser verdade, só que esse assunto é um assunto muito antigo, já descoberto e utilizado o remédio desde a década de 80. O primeiro foi a finasterida e mais recentemente, nos últimos, anos a dutasterida, que faria não só a 5 alfa-redutase tipo 1 e 2. Então esses tipos de remédio para a diminuição da próstata, em sintomas, tem inúmeros estudos de décadas e décadas de estudo sobre a ação da 5 Alfa redutase na próstata.

Não importa se você usa finasterida, dutasterida, óleo de semente de abóbora o resultado vai ter que ser sempre o mesmo. Algumas explicações, desculpa até o termo, bastante esdrúxulas dizendo que o efeito do óleo da semente da abóbora seria diferente da Finasterida, mas isso não pode ser verdade. E o que acontece? Nós temos 2 tipos de remédios que se usam para a próstata.

Um que é o bloqueio da 5 Alfa-redutase, que é um bloqueio que diminui o hormônio masculino, podendo causar alterações sexuais e é um remédio que já não é a preferência para o tratamento do aumento benigno da próstata e os sintomas de acordar a noite, fazer muito xixi, já desde o fim da década de 90.

São mais de 20 anos que os inibidores da 5 alfa-redutase não são a primeira opção. Por quê? Porque se descobriu que os remédios que relaxam a musculatura da Próstata, causam um alívio dos sintomas muito maior, de duas a três vezes mais.

Portanto, o uso do Óleo de semente de abóbora, mesmo que você tenha alguma melhoria, vai poder produzir alguns efeitos colaterais, que muitos não estão esperando, que já são conhecidos, e não é o melhor tratamento, para a maioria dos sintomas urinários.

Então queria fazer essa colocação, dizer que a ação de bloqueio da 5 Alfa-redutase pelo óleo de Semente de abóbora ou similares já foram descobertos há muitos e muitos anos atrás, não é a primeira opção e o homem que tem sintomas precisa procurar ajuda, porque muitas vezes têm sintomas e você pode acabar fazendo Automedicação, isso seria uma forma de automedicação que pode levar a erros diagnóstico, com maiores complicações no futuro, além de efeitos colaterais indesejados.

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns está cheio de vendas de Oleo de semente de abóbora,não resolve nada estou tomando a um ano fui fazer exames do cresceu.
    Já fiz biópsia não é câncer, próstata inflamada.
    Resumindo tudo enganação óleo se semente de abóbora.

    1. Obrigado pelo seu relato Djalma! É muito importante buscar sempre orientações médicas de confiança.

 | 03 / 09 / 24
A doença benigna da próstata é uma condição comum entre homens acima dos 40 anos, podendo causar sérios problemas urinários e impactar a qualidade de vida. Embora não seja câncer, pode levar a complicações significativas, sendo uma preocupação relevante para a saúde pública. Neste texto, falaremos sobre a necessidade de cirurgia para tratar a doença […]
Ler Mais
 | 07 / 05 / 24
Descubra as diferenças entre as cirurgias de próstata para câncer e doença benigna, e os riscos de sangramento associados a cada uma.
Ler Mais
1 2 3 23
cross