Causas da Próstata aumentada

O aumento da próstata

Costumo dizer que existem duas próstatas na próstata: a próstata do miolo e a próstata da casca. A próstata da casca é onde está, mais ou menos, o câncer de próstata, a maioria 80, 90%. A próstata do miolo é a próstata benigna, onde irá crescer e dar sintomas no homem.

Veja também: O que é hiperplasia da próstata

Causas

Não há causas específicas para o aumento benigno da próstata, talvez seja apenas um passado de um pai ou um irmão que já tiveram o câncer, principalmente o pai, que já foi operado do aumento benigno da próstata, também chamada de hiperplasia benigna da próstata, isso aumenta a chance desse filho ser operado e ter sintomas.

Sintomas

O aumento que ocorre no miolo da próstata irá comprimir o canal e causar os sintomas, como:

  • O jato urinário mais fraco;
  • Dificuldade para iniciar a micção;
  • Gotejamento excessivo no final da micção;
  • Às vezes uma sensação de que não conseguiu esvaziar tudo.

Com o tempo, algumas coisas podem começar a irritar a bexiga, por exemplo: vontade de urinar com maior frequência, às vezes acordando à noite para urinar, mas nenhuns desses sintomas são muito fortes. Se a pessoa tem uma bexiga mais forte, ela terá muito tempo pra um sintoma durante anos e anos.

Por isso, é importante ir ao médico para fazer um exame, e saber o que está acontecendo.

Tanto quanto o câncer de próstata, o aumento benigno da próstata não tem uma causa específica, não tem muitas opções que se possa fazer para prevenir.

Existe prevenção para o aumento da próstata?

A dieta e os exercícios físicos não possuem muito benefício, só indo ao médico fazer os exames de rotina para verificar se há alguma situação de complicação e exagero desse aumento de próstata, também para identificar se precisa de um tratamento, muitas vezes, com remédio ou cirurgia, na menor parte das vezes.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato: