Causas da Próstata aumentada

O aumento da próstata

Costumo dizer que existem duas próstatas na próstata: a próstata do miolo e a próstata da casca. A próstata da casca é onde está, mais ou menos, o câncer de próstata, a maioria 80, 90%. A próstata do miolo é a próstata benigna, onde irá crescer e dar sintomas no homem.

Veja também: O que é hiperplasia da próstata

Causas

Não há causas específicas para o aumento benigno da próstata, talvez seja apenas um passado de um pai ou um irmão que já tiveram o câncer, principalmente o pai, que já foi operado do aumento benigno da próstata, também chamada de hiperplasia benigna da próstata, isso aumenta a chance desse filho ser operado e ter sintomas.

Sintomas

O aumento que ocorre no miolo da próstata irá comprimir o canal e causar os sintomas, como:

  • O jato urinário mais fraco;
  • Dificuldade para iniciar a micção;
  • Gotejamento excessivo no final da micção;
  • Às vezes uma sensação de que não conseguiu esvaziar tudo.

Com o tempo, algumas coisas podem começar a irritar a bexiga, por exemplo: vontade de urinar com maior frequência, às vezes acordando à noite para urinar, mas nenhuns desses sintomas são muito fortes. Se a pessoa tem uma bexiga mais forte, ela terá muito tempo pra um sintoma durante anos e anos.

Por isso, é importante ir ao médico para fazer um exame, e saber o que está acontecendo.

Tanto quanto o câncer de próstata, o aumento benigno da próstata não tem uma causa específica, não tem muitas opções que se possa fazer para prevenir.

Existe prevenção para o aumento da próstata?

A dieta e os exercícios físicos não possuem muito benefício, só indo ao médico fazer os exames de rotina para verificar se há alguma situação de complicação e exagero desse aumento de próstata, também para identificar se precisa de um tratamento, muitas vezes, com remédio ou cirurgia, na menor parte das vezes.

8 Comentários

  1. Jairo

    Td.bom Dr.
    Tenho HPB, 58 anos. Próstata tem media 70/80 gramas há muitos anos. Não tenho problema nenhum na qualidade de vida.Os PSA sempre entre 7 e 9.Deixei de tomar combodart há anos. Tds exams normais. Posso ter problemas?

    Responder
  2. Manuel Alfonso

    Tratamento da HBP, existe um novo tratamento REZUM, não conheco resultados,seria possível dar sua opinião acerca deste novo tratamento?grato pela atenção.Cumprimentos,

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Manuel. Tentarei gravar um vídeo falando a respeito. Agradeço pelo comentário!

      Responder
  3. Dario

    Boa noite, faço uso dos medicamentos Doxaprost 2mg e tadalafila 5mg e medicamentos pressão arterial e diabetes tipo 2, hoje fiquei surpreso após ter relação sexual tive vontade de urinar aí saiu um pouco de sangue junto com a urina, oque pode ser, no aguardo Dario.

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Infelizmente não tenho como responder sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

× Agendar Consulta