Dr. Cássio Andreoni

Câncer de Próstata - ep.V: Consequências e riscos da prostatectomia

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

A próstata, cuja função é produzir cerca de 1/3 do líquido ejaculado, também está acoplada com as vesículas seminais que produzem cerca de 60% do líquido. Tanto a próstata quanto as vesículas são retiradas juntas na prostatectomia.

A próstata também tem os ductos deferentes que vem do testículo. Esses ductos levam os espermatozoides junto com os líquidos da próstata e das vesículas seminais para serem eliminados em conjunto durante a ejaculação.

Vida sexual depois da prostatectomia

Muitos homens acham que a ejaculação ocorre junto com o orgasmo, mas na verdade, o orgasmo acontece primeiro e depois vem a ejaculação, que é o fenômeno motor que espreme todo o líquido que será eliminado dentro da vagina da mulher para produzir a fertilização.

A prostatectomia feita com técnica adequada pode preservar os nervos para que o homem continue tendo a ereção. Porém, todo o líquido da ejaculação será retirado também. Então, o homem continuará tendo orgasmos, mas não eliminará nenhum líquido.

É importante ressaltar que o homem poderá ter uma vida sexual ativa, porém, não poderá fertilizar de forma comum, ou seja, ter filhos.

Como ter filhos depois da prostatectomia?

Muitos homens que diagnosticam o câncer de próstata não possuem nenhum filho ou tem apenas um e querem ter mais. Nesse caso, o mais recomendado é realizar o congelamento do esperma antes da cirurgia.

E quando o casal quiser ter filhos, poderá optar pela fertilização in vitro, que é a fertilização assistida em laboratório com os óvulos retirados da mulher.

Para finalizar, saiba que as consequências da cirurgia da próstata vão depender da técnica utilizada. Contudo, discuta esse assunto com o seu médico para que não ocorra uma surpresa depois da cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 06 / 21
Já ouviu falar no uso do Óleo de Semente de Abóbora para os Sintomas do aumento benigno da próstata? Confira o que o Dr. Cássio tem a falar sobre o assunto.
Ler Mais
 | 23 / 06 / 21
A Prostatite pode ser Aguda ou Crônica. Você sabe quando procurar ajuda médica? Saima mais sobre os Sintomas e tratamentos da prostatite.
Ler Mais
1 2 3 15
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.
Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2021 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya MKT
Última atualização: 14/09/2021 às 17:45