Dr. Cássio Andreoni

Câncer de Próstata - episódio IV: Prostatectomia

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A cirurgia da remoção total do câncer de próstata é um dos procedimentos mais comuns para o tratamento definitivo da doença localizada do câncer de próstata.

O médico deve fazer a avaliação de vários parâmetros para se chegar à conclusão de qual é o estágio do câncer de próstata.

Após fazer as avaliações, se o câncer estiver no primeiro estágio, ou seja, quando o tumor ainda está totalmente dentro da próstata, o tratamento considerado curativo é a remoção completa da próstata.

Essa cirurgia envolve não só a retirada da próstata toda, como também das vesículas seminais que estão acopladas à próstata. Portanto, é feito um corte na uretra onde passa a urina, na junção da próstata com a bexiga, e desloca do reto.

Riscos da prostatectomia

Existem dois pontos que são considerados os mais críticos dessa cirurgia, que são: a preservação do músculo esfíncter que segura a urina para evitar incontinência urinária e os nervos ao redor da próstata que dão a ereção.

Em virtude disso, é possível concluir de imediato que todas as pessoas que vão fazer a cirurgia de remoção da próstata vão perder a eliminação do líquido da ejaculação. Isso acontece porque se retira tanto a próstata quanto as vesículas seminais que possuem essa função.

Além do que, se perde a capacidade de fertilização porque os ductos que trazem o espermatozoide para a ejaculação serão amarrados, igual a uma vasectomia.

Portanto, os riscos maiores depois da cirurgia são: a perda da urina constante e a perda da potência sexual.

Cirurgia robótica na prostectomia

Para diminuir os riscos, algumas técnicas foram desenvolvidas, como é o caso da cirurgia robótica, que amplia a visão da cirurgia em até 10x e o cirurgião fica mais habilidoso.

A cirurgia robótica foi desenvolvida em 1988, então, os cirurgiões estão em contato com essa técnica a mais de 20 anos, sendo o tratamento definitivo e curativo do câncer de próstata.

Para finalizar, a prostatectomia com remoção total da próstata e vesículas seminais com a tentativa de preservação da musculatura e dos nervos de ereção com a cirurgia robótica nos últimos anos vem sendo a primeira opção para proporcionar o melhor para os pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 06 / 21
Já ouviu falar no uso do Óleo de Semente de Abóbora para os Sintomas do aumento benigno da próstata? Confira o que o Dr. Cássio tem a falar sobre o assunto.
Ler Mais
 | 23 / 06 / 21
A Prostatite pode ser Aguda ou Crônica. Você sabe quando procurar ajuda médica? Saima mais sobre os Sintomas e tratamentos da prostatite.
Ler Mais
1 2 3 15
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.
Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2021 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya MKT
Última atualização: 14/09/2021 às 17:45