Início » Câncer de Próstata – episódio II: Causas e Desenvolvimento


Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 78.546

Câncer de Próstata – episódio II: Causas e Desenvolvimento

O câncer de próstata não tem uma causa específica, ou seja, existem diversos fatores que podem causar isso. A melhor forma é prevenir o câncer fazendo acompanhamento com o Urologista no período certo.

Incidência do câncer de próstata

A incidência do câncer de próstata está nos homens que consomem muita gordura animal e têm muito estresse. Por isso, as maiores metrópoles do mundo têm mais pessoas com esse tipo de câncer.

No Ocidente, a América do Norte ou Norte da Europa têm estatisticamente mais risco de ter câncer de próstata do que no Oriente, como China e índia.

Nos últimos 20 e 30 anos, a incidência de câncer de próstata nas grandes metrópoles como Xangai, Pequim e Tóquio no Japão, aumentou porque as pessoas estão tendo uma vida cada vez mais ocidentalizada com fast-food, trânsito e poluição. Portanto, esses e outros fatores podem contribuir para a formação do câncer, inclusive a genética.

Alguns estudos foram realizados na China (Oriente) com base em chineses que migraram para os Estados Unidos (Ocidente). Com o tempo, foi possível perceber que depois de passado as gerações, a incidência do câncer de próstata aumentou por conta dos hábitos e estilo de vida. Então, os chineses passaram a consumir mais comida gordura, estresse, baixa incidência de raio solar, entre outros.

Genética no câncer de próstata

Além disso, existe também a causa genética. Portanto, se o homem tem um irmão, pai ou outro parente de primeiro grau com câncer de próstata, o risco de ele ter também é de duas vezes mais do que outra pessoa que não tem ninguém com câncer na família.

Agora, se na família deste homem existem duas gerações seguidas com o câncer, o risco é de três a quatro vezes mais do que outra pessoa que não tem. 1 em cada 6 homens pode desenvolver o câncer de próstata.

Como o câncer de próstata se desenvolve?

A partir do momento que ocorre uma transformação do código genético do núcleo celular da próstata, essas células se diferenciam da célula prostática, cuja função é produzir parte do líquido espermático na ejaculação, e começam a se multiplicar.

Como todas as células prostáticas produzem PSA que é detectado no sangue, a multiplicação das células pode elevar o nível sérico do PSA e ser detectado no exame de sangue.

Esse desenvolvimento de células forma um nódulo que pode ser detectado pelo exame de toque, aumento do PSA ou até através de uma ressonância magnética. Após isso, é feito uma biópsia e confirmar o diagnóstico de câncer de próstata.

Resumindo, existem diversas causas que podem ajudar na formação do câncer de próstata. A melhor forma é a prevenção. Procure o Urologista.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta