Dr. Cássio Andreoni

Câncer de próstata sem tratamento

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Daqui menos de um mês terá o Novembro Azul e vai se falar muito sobre o câncer de próstata, câncer mais comum no homem.

O que vem aumentando muito no consultório é o diagnóstico de câncer de próstata e a não necessidade de se realizar nenhum tratamento, fazer apenas a observação.

Devo tratar câncer de próstata?

A maior parte das pessoas se choca com essa observação e se pergunta como terá um câncer e não fará nada ou os perigos do câncer se disseminar para o corpo inteiro, riscos e etc. Porém, os cânceres de próstata não são todos iguais.

Existem alguns tumores que não produzem nenhum risco ou um risco baixíssimo de disseminação ao longo da vida do homem, que é o caso dos tumores ditos indolentes, ou seja, de baixa agressividade que acometem, principalmente, as pessoas acima de 70 anos.

Portanto, se você tem mais de 70 anos e descobrir um câncer de próstata com baixa agressividade, a recomendação inicial é não fazer tratamento porque o câncer de próstata é um tumor bastante lento.

Você pega um tumor de baixa agressividade e pode demorar até 15 ou 20 anos para esse tumor começar a evoluir e dar algum problema. Portanto, nos tumores de baixa agressividade nós faremos apenas um monitoramento com exames de seis em seis meses e dependendo do caso, de três em três meses e eventualmente repetir a biópsia.

O tratamento exagerado do câncer de próstata produz sequelas muito importantes, mesmo nos tumores ditos menos invasivos. Tratamentos como radioterapia, cirurgia, entre outros, podem causar sequelas no homem, como impotência e incontinência.

Portanto, não tratar e apenas observar é uma forma segura de acompanhar pacientes com câncer de próstata, principalmente aqueles com idade igual ou superior a 70 anos com um volume baixo, com estágio baixo e com baixa agressividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 06 / 21
Já ouviu falar no uso do Óleo de Semente de Abóbora para os Sintomas do aumento benigno da próstata? Confira o que o Dr. Cássio tem a falar sobre o assunto.
Ler Mais
 | 23 / 06 / 21
A Prostatite pode ser Aguda ou Crônica. Você sabe quando procurar ajuda médica? Saima mais sobre os Sintomas e tratamentos da prostatite.
Ler Mais
1 2 3 15
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.
Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2021 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya MKT
Última atualização: 14/09/2021 às 17:45