Dr. Cássio Andreoni

Função da próstata

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Você sabe qual a função da próstata e das vesículas seminais que muitas pessoas perguntam, apesar de a gente já ter falado muitas vezes e a próstata ser um assunto muito comum?

Em um mês estaremos em Novembro Azul e vai se falar muito sobre próstata, porém, muitas pessoas não sabem para que serve a próstata.

Qual a função da próstata?

A próstata é um órgão do aparelho reprodutor e junto a ela têm as vesículas seminais. A próstata produz cerca de um terço do volume ejaculado e as vesículas seminais quase dois terços.

Só que não são as únicas, o testículo vai contribuir para o volume ejaculado, cerca de 10 e 15%. Junto com esse líquido que vem dos testículos, tem também os espermatozoides. Os espermatozoides percorrem um longo trajeto, saem dos testículos e vão para perto da próstata.

Durante a ejaculação, vão se juntar esses três líquidos e serão eliminados. Contudo, 10% do líquido são dos testículos, 30% da próstata e 60%, mais ou menos, vêm das vesículas seminais, que são dois saquinhos que ficam grudados na próstata.

A próstata está inserida no meio de todo esse conjunto que produz parte do líquido ejaculado, essa é a função dela.

O aumento benigno da próstata

A próstata se encontra ao redor de todo o canal da uretra, logo depois que sai da bexiga. Ou seja, acaba crescendo depois dos 40 anos e comprime o canal da urina dando muitos problemas para urinar, problemas benignos.

Curiosamente, parte da próstata na origem embrionária, se fosse menina, viraria útero.

As mulheres não têm próstata e os homens não têm útero, na vida embrionária são quase as mesmas células. As mulheres depois de 30 a 50 anos têm mioma e os homens aumentam a próstata.

Podemos dizer que os problemas de próstata que aumentam, é o mioma do homem, pois o mioma é mais popular e as pessoas entendem um pouco melhor.

Vesículas seminais no líquido ejaculado

As vesículas seminais, apesar de produzirem a maior parte do líquido ejaculado do homem, normalmente não possuem muitas doenças.

Existem doenças das vesículas seminais e são bastante incomuns. Porém, uma das maiores causas é o sangramento no esperma do homem. Na ejaculação sai um líquido vermelho que, muitas vezes, é benigno e, normalmente, não precisa de tratamento, porém, procure o seu Urologista para analisar caso a caso.

Portanto, tanto a próstata quanto as vesículas seminais, a real função delas é produzir todo o líquido da ejaculação. A próstata, pela característica de crescer, acaba comprimindo o canal ou podendo dar câncer. Esses são os dois grandes problemas que podem dar no homem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 06 / 21
Já ouviu falar no uso do Óleo de Semente de Abóbora para os Sintomas do aumento benigno da próstata? Confira o que o Dr. Cássio tem a falar sobre o assunto.
Ler Mais
 | 23 / 06 / 21
A Prostatite pode ser Aguda ou Crônica. Você sabe quando procurar ajuda médica? Saima mais sobre os Sintomas e tratamentos da prostatite.
Ler Mais
1 2 3 15
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.
Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2021 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya MKT
Última atualização: 14/09/2021 às 17:45