Dr. Cássio Andreoni

Cisto nos rins ou quisto nos rins

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Cisto e quisto são a mesma coisa?

Cisto nos rins é um problema muito comum e prevalente tanto no homem quanto na mulher.

Em primeiro lugar, eu queria esclarecer que cisto e quisto são basicamente sinônimos, muita gente pergunta se a lesão no rim é um quisto como se fosse um câncer, o que não é verdade.

O cisto, no português de Portugal se fala quisto, como o próprio espanhol também se fala quisto. No Brasil ficou cisto, talvez por uma influência americana, porque cisto em inglês é "cyst". Acho que nós herdamos essa linguagem e nomenclatura de cisto para o lado americano.

Tanto faz falar cisto ou quisto, essa é a primeira coisa importante que devemos saber.

O que é

O cisto nada mais é do que uma bolinha, uma membrana que surge no rim com um líquido dentro parecendo uma pré-urina que será feita, é uma obstrução do ducto que conduz a urina dentro do rim e acaba formando a bolinha chamada de cisto renal.

O cisto renal pode ser tão comum que quase metade das pessoas acima de 50 anos podem ter um cisto. Esses são dados da década de 70, os dados mais recentes nos últimos dez anos apontam que são muito mais comuns, onde 2/3 das pessoas acima de 40 e 50 anos podem ter cisto renal.

O cisto nos rins é muito comum e gera muito problema. Eu até brinco que às vezes o cisto parece uma pinta porque é muito comum. Você não vai procurar um dermatologista por causa de qualquer pinta que apareça no seu corpo, mas como o cisto é interno e não dá para ver, todo mundo fica preocupado. Muitas vezes pode ter dúvida se esse cisto pode ser um tumor ou não, mas é uma dúvida bastante incomum.

Sintomas

O que podemos ver é que o cisto pode causar:

  • Pressão alta;
  • Dor dependendo da localização;
  • Sangue na urina;
  • Infecção.

Apenas em uma pequena porcentagem das pessoas que tem cistos renais isso vai acontecer.

Como diagnosticar

Tudo isso implica que deve ser feita uma avaliação inicial, um exame de imagem adequado, muitas vezes o ultrassom não é suficiente e precisa fazer um exame mais apurado para ver se realmente é um cisto e se não tem nenhuma relação com os sintomas da pessoa.

Se não tiver nenhum problema, a maioria será feito um seguimento de forma anual sem a necessidade de um tratamento.

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas tenho feito hemodiálise não tenho mais acesso como fazer colocaria na fila 0rioridade mas já faz tempo será quando passa de 60 não fazem mais trasplante?

    1. Olá, Daisa. O ideal seria se informar com o SUS para que eles possam analisar o seu caso e dizer quais os próximos passos.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  2. Tenho cisto no rins esquerdo e preciso fazer um cirugia do tipo videolaparoscopia. O que devo fazer?

    1. Olá, Haradson. O ideal é seguir todas as recomendações do seu médico! Está realizando acompanhamento médico?

 | 23 / 04 / 24
Descubra as implicações de ter apenas um rim, desde sua relação com a saúde cardiovascular até cuidados preventivos contra complicações como pedras nos rins e lesões renais. Saiba mais!
Ler Mais
 | 09 / 04 / 24
Descubra mais sobre os cistos renais e sua classificação Bosniak neste texto informativo. Entenda os diferentes tipos de cistos, os riscos associados a cada um e a importância de consultar um especialista para avaliação e tratamento adequados.
Ler Mais
1 2 3 15
cross