Cisto no rim: o que é, riscos e avaliação

Pode virar um câncer?

Como urologista, nós recebemos muitos pacientes, homens e mulheres, com exames. Muitos homens com check-up, mulheres com outras questões, e o cisto no rim é muito comum.

O cisto renal é tão comum que mais da metade das pessoas após os anos podem ter. Quando a pessoa tem um cisto no rim, a maior preocupação é se pode ser um câncer ou não.

Para explicar para os pacientes, eu falo assim: o cisto no rim é tão comum que parece com o raciocínio de uma pinta na pele. Obviamente que quase todo mundo tem pinta na pele, e o cisto no rim mais da metade das pessoas tem e não representa nada, assim como uma pinta.

No entanto, todo mundo já ouviu falar que pinta pode virar um câncer, assim também como o cisto no rim.

Riscos

Alguns tipos de cistos, com algumas características, pode ter calcificação ou membrana no interior, às vezes até uma carne crescendo dentro. Isso pode indicar um risco de ser câncer no rim. Precisando, eventualmente, fazer exames mais apropriados e até uma cirurgia.

Veja também: Nódulos Renais – O que são?

Avaliação

No entanto, o cisto renal, na maioria das vezes, precisa de uma avaliação inicial feita melhor. Muitas vezes, é suspeitado com o ultrassom, assim, o especialista vai decidir se pode ser um nefrologista ou urologista que cuida do assunto, mas pode ser uma tomografia ou ressonância para complementar, dependendo do paciente.

Após essa avaliação, esse cisto pode ser apenas acompanhado na imensa maioria das vezes, porém, merece uma avaliação inicial porque um pequeno grupo dos cistos renais pode eventualmente ser um câncer e precisa ser tratado.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *