Dr. Cássio Andreoni

Cisto no rim: o que é, riscos e avaliação

Atualizado em 21/07/2023
Tempo de leitura: < 1 min.

Pode virar um câncer?

Como urologista, nós recebemos muitos pacientes, homens e mulheres, com exames. Muitos homens com check-up, mulheres com outras questões, e o cisto no rim é muito comum.

O cisto renal é tão comum que mais da metade das pessoas após os anos podem ter. Quando a pessoa tem um cisto no rim, a maior preocupação é se pode ser um câncer de rim ou não.

Para explicar para os pacientes, eu falo assim: o cisto no rim é tão comum que parece com o raciocínio de uma pinta na pele. Obviamente que quase todo mundo tem pinta na pele, e o cisto no rim mais da metade das pessoas tem e não representa nada, assim como uma pinta.

No entanto, todo mundo já ouviu falar que pinta pode virar um câncer, assim também como o cisto no rim.

Riscos

Alguns tipos de cistos, com algumas características, pode ter calcificação ou membrana no interior, às vezes até uma carne crescendo dentro. Isso pode indicar um risco de ser câncer no rim. Precisando, eventualmente, fazer exames mais apropriados e até uma cirurgia.

Avaliação

No entanto, o cisto renal, na maioria das vezes, precisa de uma avaliação inicial feita melhor. Muitas vezes, é suspeitado com o ultrassom, assim, o especialista vai decidir se pode ser um nefrologista ou urologista que cuida do assunto, mas pode ser uma tomografia ou ressonância para complementar, dependendo do paciente.

Após essa avaliação, esse cisto pode ser apenas acompanhado na imensa maioria das vezes, porém, merece uma avaliação inicial porque um pequeno grupo dos cistos renais pode eventualmente ser um câncer e precisa ser tratado.

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Olá, Maria. Está mantendo acompanhamento com o seu médico? É muito importante!

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  1. Faz um ano que fiz utrassaom deu cisto que mede 24cm e da dor de vez em quando que fazer

    1. Olá Simone. É muito importante que você consulte o seu médico urologista de confiança para fazer o acompanhamento do cisto no rim.

  2. Boa tarde.
    Fiz ultrassom dos rins...
    Resultado pequeno cisto nos dois rins.
    Devo continuar comclínico ou procurar um nefrologista ou urologista.

    1. Olá Marli. É importante fazer acompanhamente com urologista para obter o diagnóstico adequado.

 | 09 / 04 / 24
Descubra mais sobre os cistos renais e sua classificação Bosniak neste texto informativo. Entenda os diferentes tipos de cistos, os riscos associados a cada um e a importância de consultar um especialista para avaliação e tratamento adequados.
Ler Mais
 | 26 / 09 / 23
Descubra como as cirurgias renais podem afetar a função do rim e o que você pode fazer para preservar sua saúde renal. Entenda as nuances desses procedimentos e como manter um rim saudável após a cirurgia.
Ler Mais
1 2 3 14
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.

Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Última atualização: 09/04/2024 às 14:38
cross