Cisto renal: necessita de tratamento?

Início » Cisto renal: necessita de tratamento?


Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 78.546

O que é cisto renal?

O cisto renal é um problema nos rins muito comum. Na realidade, é uma bolha pequena ou grande que se forma nos rins e, na maioria das vezes, não precisa de tratamento e não é um risco de câncer.

Cada vez que se faz uma estatística se encontra mais a probabilidade de se ter cisto renal na vida. Depois dos 40 anos, metade ou dois terços das pessoas podem ter um cisto no rim, tanto homem quanto mulher.

Normalmente, o cisto renal é um achado de exame que não provoca problemas e nem necessidade de tratamento, porém, em algumas situações, dependendo de onde cresce pode dar pressão alta, dor nas costas porque pode comprimir a via urinária, dar sangramento na urina, e também pode ser o início de um tumor maligno no rim.

O que fazer?

Quando tem um achado de cisto renal, apesar de ser muito frequente, é importante fazer uma avaliação pra ver a característica dele no exame de imagem, que normalmente é achado por ultrassom, então é interessante realizar outros tipos de exames, como tomografia ou ressonância.

Dependendo da localização, se este cisto estiver dando pressão alta porque está comprimir a artéria renal ou até ser um tumor maligno, esse cisto precisa ser tratado e a necessidade de fazer uma avaliação completa com o urologista.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais:

Duplo J: cateter ureteral

Duplo J: cateter ureteral

Duplo J é um cateter colocado no ureter para manter o local aberto e a urina passar sem interrupções. Veja a importância desse cateter e quais os sintomas.

ler mais
× Agendar Consulta