Índice
A hiperplasia da próstata, ou aumento benigno da próstata, é uma infecção muito comum da próstata. Muitas pessoas que fazem exames e percebem o aumento da mesma, quase sempre ficam muito preocupadas, acreditando que isso pode ser câncer.
O aumento benigno da próstata não tem relação com o câncer. Fazendo uma correlação seria: assim como o mioma que pode ocorrer no útero da mulher, o aumento benigno da próstata ocorre no homem.
Acontece normalmente depois dos 35 ou 40 anos. As diversas razões que levam ao aumento da próstata, e que não possuem causas definidas, dificultam um trabalho na prevenção. O aumento benigno da próstata vai acometer quase todos os homens, pois aos 50 anos, e também quando está chegando aos 80, quase 50% dos homens já tem sua próstata aumentada. Porém, nem todos os homens vão ter sintomas ou problemas.
O problema do aumento benigno da próstata é que, com o seu crescimento, e o canal urinário passando bem no meio, adquiri-se problemas para urinar, como:
O aumento benigno da próstata acaba sendo diagnosticado na visita ao urologista, ou às vezes em um exame de rotina de ultrassom, mostrando a próstata aumentada.
Caso o homem não tenha problemas, sintomas ou alterações, muitas vezes não se faz nenhum tratamento, pois o aumento benigno da próstata não aumenta o risco de ter um câncer.
Se houver algum sintoma, o inicio do tratamento é feito com remédios, que diminuem ou relaxam a musculatura da próstata, e em último caso (se houver sobra de urina, infecções frequentes ou a dificuldade para urinar, mesmo com o uso de remédios) é recomendada a cirurgia.
Existem diversos tipos de cirurgia: pelo canal, cirurgia aberta (feita com menor frequência), cirurgia a laser (ou com outros tipos de fonte de energia).
Portanto, se houver algum desses sintomas ou alguma dúvida procure seu médico para maiores esclarecimentos.
Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.
Obrigado, pela explicação, muito bom saber que tem médicos que se preocupam em nos tranquilizar
Obrigado pelo comentário! É muito importante saber que nosso conteúdo foi esclarecedor.