O tema de hoje é sobre nódulo renal, também conhecido como um tumor no rim. Esse assunto tem aumentado muito o número de perguntas, porque recentemente tivemos um ator que teve um nódulo renal. A busca pelo tema e pelo conhecimento disso aumentou muito.
Índice
O nódulo renal pode ser várias coisas, o mais comum é que as pessoas confundem com o cisto renal. A maioria das pessoas, após os 40 anos, terá um cisto no rim e pode ser confundido com nódulo renal, e quase nunca apresenta sintomas, portanto, não ligamos muito para os cistos renais. Raros cistos vão dar algum problema. Quem tem um cisto renal, normalmente, não precisa ficar muito preocupado porque é diferente de um nódulo renal, que muitas vezes é suspeito para um câncer de rim.
A diferença do cisto para o nódulo: o cisto é um conteúdo líquido dentro do rim, uma bolinha de conteúdo líquido, e o nódulo renal pode ser suspeito de um câncer no rim, é um tumor sólido em uma região sólida do mesmo, um pouco diferente.
Normalmente, é visto ou identificado por um exame de ultrassom. O exame de ultrassom não é suficiente para diferenciar as condições normais de um nódulo renal. É necessário fazer um exame mais sofisticado, uma tomografia ou uma ressonância, normalmente com um contraste para quem não tem alergias ou outras contraindicações.
Ao ser um nódulo, na maioria das vezes, será realizada uma cirurgia para remover esse nódulo. E o nódulo renal quando é identificado ainda pequeno (consideramos pequeno quando menor de 4 centímetros), mesmo sendo um tumor maligno, tem grande chance de cura. Muitas vezes, um nódulo renal, ou seja, que não é um cisto e não tem líquido, exige a remoção por cirurgia.
Qual procedimento deve ser feito? Temos três tipos:
Normalmente, o congelamento é feito em tumores bem pequenos.
Em 2001, 80% das cirurgias eram por remoção completa do rim com tumor, e a média de tumor naquela época era de 9 centímetros. Anos depois, em 2011 a média de remoção total do rim caiu o oposto, ou seja, 80% das vezes preservamos o rim, retirando apenas o tumor renal. Isso mudou bastante a condição desses pacientes, que não precisam ficar sem um rim.
Outra coisa que mudou é que não fazemos um corte grande nas costas do paciente, pois o corte da cirurgia renal precisava tirar uma costela do paciente, retirando muitos músculos e causando dor no pós operatório, demorando para voltar as atividades normais. Quando substituídas por videolaparoscópica ou por robótica, melhoram a condição dos pacientes.
O nódulo renal não é tão comum, porém a maioria pode ser maligno, e na maioria dos casos precisamos fazer a cirurgia. Mas, conseguimos preservar mais o paciente atualmente. Em fase inicial, é um tumor onde conseguimos dar chance de cura para a maior parte das pessoas.
Lembrando aqui que temos várias outras variáveis, e cada caso tem que ser analisado individualmente com o seu médico.
Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2022 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Descobri a duas semanas que tenho um nódulo no rins esquerdo.
Olá, Venina. Tudo bem? E você já retornou com o seu médico? É importante marcar uma consulta para saber quais os próximos passos!
Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!
Em ecografia renal diagnostico rim esquerdo um nodulo de 10 mm e no direito um quisto com 70 mm sera que devo ir ao hospital visto nao ter consulta agendada para breve ob.
Olá, Amadeu. Seria importante passar por uma consulta com o especialista para avaliar o seu caso e indicar os próximos passos.
Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!
Hiperecogênica cordical no rim esquerdo com 0.6 cm
Devo me preocupar
Olá, Yasmin. Tudo bem? Seria importante retornar ao médico que lhe indicou o exame e discutir quais os próximos passos a serem tomados.
Espero que ajude! Agradeço pelo comentário.