Nódulos Renais: O que são?

O tema de hoje é sobre nódulo renal, também conhecido como um tumor no rim. Esse assunto tem aumentado muito o número de perguntas, porque recentemente tivemos um ator que teve um nódulo renal. A busca pelo tema e pelo conhecimento disso aumentou muito.

Nódulo renal e cisto renal

O nódulo renal pode ser várias coisas, o mais comum é que as pessoas confundem com o cisto renal. A maioria das pessoas, após os 40 anos, terá um cisto no rim e pode ser confundido com nódulo renal, e quase nunca apresenta sintomas, portanto, não ligamos muito para os cistos renais. Raros cistos vão dar algum problema. Quem tem um cisto renal, normalmente, não precisa ficar muito preocupado porque é diferente de um nódulo renal, que muitas vezes é suspeito para um câncer de rim. 

A diferença do cisto para o nódulo: o cisto é um conteúdo líquido dentro do rim, uma bolinha de conteúdo líquido, e o nódulo renal pode ser suspeito de um câncer no rim, é um tumor sólido em uma região sólida do mesmo, um pouco diferente.

Exames

Normalmente, é visto ou identificado por um exame de ultrassom. O exame de ultrassom não é suficiente para diferenciar as condições normais de um nódulo renal. É necessário fazer um exame mais sofisticado, uma tomografia ou uma ressonância, normalmente com um contraste para quem não tem alergias ou outras contraindicações.

Tratamento

Ao ser um nódulo, na maioria das vezes, será realizada uma cirurgia para remover esse nódulo. E o nódulo renal quando é identificado ainda pequeno (consideramos pequeno quando menor de 4 centímetros), mesmo sendo um tumor maligno, tem grande chance de cura. Muitas vezes, um nódulo renal, ou seja, que não é um cisto e não tem líquido, exige a remoção por cirurgia.

Procedimentos

Qual procedimento deve ser feito? Temos três tipos:

  1. O mais tradicional é a remoção total do rim com o nódulo.
  2. Apenas retirar o nódulo por cirurgia
  3. Fazer uma ablação com agulha, guiada por um exame de imagem (tomografia ou ressonância), põe uma agulha e congela esse tumor.

Normalmente, o congelamento é feito em tumores bem pequenos.

Remoção do nódulo atualmente

Em 2001, 80% das cirurgias eram por remoção completa do rim com tumor, e a média de tumor naquela época era de 9 centímetros. Anos depois, em 2011 a média de remoção total do rim caiu o oposto, ou seja, 80% das vezes preservamos o rim, retirando apenas o tumor renal. Isso mudou bastante a condição desses pacientes, que não precisam ficar sem um rim.

Outra coisa que mudou é que não fazemos um corte grande nas costas do paciente, pois o corte da cirurgia renal precisava tirar uma costela do paciente, retirando muitos músculos e causando dor no pós operatório, demorando para voltar as atividades normais. Quando substituídas por videolaparoscópica ou por robótica, melhoram a condição dos pacientes.

O nódulo renal não é tão comum, porém a maioria pode ser maligno, e na maioria dos casos precisamos fazer a cirurgia. Mas, conseguimos preservar mais o paciente atualmente. Em fase inicial, é um tumor onde conseguimos dar chance de cura para a maior parte das pessoas.

Lembrando aqui que temos várias outras variáveis, e cada caso tem que ser analisado individualmente com o seu médico.

40 Comentários

  1. Oração

    Ola. Obrigado por compartilhar! Grande artigo.

    Responder
      • Monica

        Como ê bom termos medicos HUMANOS que esclarecem com linguagem simples. Parabens. Meu cunhado descobriu recentemente um cancer no rim de 8 cm. Esse artigo esclareceu bastante. Obrigada Dr.

        Responder
          • Gleison

            Minha esposa fez uma ultrassom do abdômen deu nódulo no rim esquerdo de 3.3 cm pode ser câncer

    • Kelly Silva Robaina

      Oiii, bom dia, queria saber fiz duas tomografias com contraste pq tinha feito uma alguns meses atrás e mostrou um nódulo no pulmão, aí minha médica pediu pra repetir as tomografia, fiz e deu nódulo no rim 0,05 cm e nódulo com densidade de partes moles no segmento basal posterior do lobo inferior esquerdo e uma hérnia umbilical com conteúdo gorduroso apresentando colo 0,07cm. Gostaria de saber o que é por favor!

      Responder
      • Dr. Cassio Andreoni

        Olá, Kelly. Referente ao resultado do exame, o ideal é procurar o médico que lhe indicou, apenas ele tem autoridade para responder essas questões de acordo com o seu caso. Sendo assim, minha recomendação é que marque uma consulta com o seu médico. Infelizmente, é muito difícil dar uma resposta precisa sem os exames em mãos e acompanhamento. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

        Responder
        • Rosemayre Silva de Assis Freire

          Fiz um ultrassom e deu um nódulo de 3 cm no rim esquerdo,onde sinto dores..Devo me preocupar com isto?S

          Responder
          • Dr. Cassio Andreoni

            Olá, Rosemayre. O ideal é recorrer ao médico de confiança para analisar o seu caso e verificar as possíveis complicações e tratamento.

            Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

        • Cláudio Rabelo

          Boa tarde Dr.Cassio Andrei,fiz recentemente um hemograma completo incluindo psa, que deu um valor acima do limite da tabela do exame, e fiz uma ressonância da coluna e no laudo acusou nódulos nos rins, não fala a medida minha idade é 59 anos,

          Responder
          • Dr. Cassio Andreoni

            Olá, Cláudio. Neste caso, é necessário retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer essa questão.

  2. Francisco Holanda Soares Júnior

    Muito boa explicação doutor.
    Fui diagnosticado com um nódulo isodendo. Tem entre 1,8 e 2 cm por TC com contraste. Meu urologista tem acompanhado e a 3 anos venho repetindo o exame . Nesse período ele aumentou 4 mm. Estou preocupado mas confio no médico pois ele é muito competente.

    Responder
    • Luciana

      Boa tarde Dr! Fui diagnosticada essa semana através da ressonância um tumor n Rin! Médico q descobriu disse que ideal seria remoção desse Rin, devido tamanho d nódulo e divido o tamanho que está esse Rin, ele foi p um congresso fora d Brasil e retorna final do mês! Estou pensando em procurar uma segunda opinião! Mas tenho medo de ficar muito confusa

      Responder
      • Dr. Cassio Andreoni

        Olá, Luciana. O ideal seria aguardar o retorno do seu médico, já que ele possui maior conhecimento no caso, porém, é sempre bom ter uma segunda opinião para ficar mais segura da atitude a ser tomada diante dessa situação.

        Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/drcassioandreoni/

        Responder
  3. dayane

    dr boa tarde!!! Meu sogro ja perdeu um rim por causa do cancer, agora descobriu 1 nodulo de 1,2 cm!!! Isso pode ser outro Ca

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Dayane. O mais recomendado, no momento, é marcar com um médico de confiança para que seja feito todos os exames adequados e propor o melhor tratamento de acordo com o caso. Infelizmente não consigo dar uma resposta mais precisa, pois precisaria dos exames em mãos e acompanhamento médico. De qualquer forma, eu espero te ajudado e obrigado por me acompanhar!

      Responder
  4. Victor

    Uma parente descobriu recentemente um nódulo de 8cm x 6cm segundo exame de ultra-som. Pode ser benigno apesar do tamanho? Mesmo que seja maligno, desse tamanho também é possível preservar o rim? Estamos aguardando agendamento da biópsia, mas se o sr puder responder agradeço.

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Victor. Cada caso é um caso, sendo assim, o nódulo pode ser benigno ou maligno, depende de cada pessoa. Sendo assim, o ideal é procurar algum especialista sobre o assunto. Infelizmente, eu só posso fazer algo a respeito com os exames em mãos e acompanhamento médico. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      Responder
      • Ana Carolina

        Oi dr tenho 20 anos e ontem eu descobri pela uma ultrassom que estou com o nódulo no rim, o médico mandou eu fazer uma tomografia.

        Responder
  5. Luciano

    Prezado Dr. , Minha mãe de 70 anos está com um nódulo de 4 mm milímetros, é necessário cirurgia?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Luciano. Cada caso é específico. Sendo assim, é necessário realizar alguns exames e acompanhamento médico para avaliar quais as condições de tratamento de acordo com o quadro clínico da sua mãe. Assim, o ideal é esclarecer essas questões com o médico que já possui um certo conhecimento sobre o caso da sua mãe. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      Responder
  6. Yasmin

    Prezado Dr. Cássio, no laudo da minha tomografia de abdome é mencionado que em meu rim esquerdo há imagem hipoatenuante oval, regular, medindo 1,3 x 0,8 cm, com calcificação parietal. Não foi solicitado exame com contraste.
    Minha consulta de retorno está marcada para o final deste mês, mas estou apreensiva devido ao que consta no laudo. Os termos utilizados caracterizam algo com o que eu deva realmente me preocupar?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Yasmin. O ideal é esperar o retorno da consulta e esclarecer todas as suas dúvidas com o seu médico, pois cada caso é um caso. Infelizmente, é muito difícil dar uma resposta objetiva sem ter um acompanhamento pessoalmente e mais conhecimento sobre o seu caso. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      Responder
  7. Rosana

    Bom dia Doutor, estou aqui preocupada pois meu esposo acabou de fazer exame dos rins ele sempre tirou pedras, e teve cisto, mas agora ele apresenta um pouco inchado e com dor do lado direito . Quando vi o resultado do exame dele meu Deus sera que pode ser nódulo:? mesmo estando escrito no exame que é cisto?Melhor ele fazer uma ressonância ou tomografia, pior que ele não pode tomar contraste tem alergia.
    REsultado de exames deu: Cistos renais bilaterais, com até 5,9cm a direitae 2,2cm a esquerda.
    Nitida diferienciaçao panrênquima sinusal.
    Não há dilatação pielo- calicial.
    Ausência de imagen sugestivas de litíase detectáveis pelo método.

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Bom dia, Rosana. Dependendo do caso, é feito uma tomografia ou ressonância para complementar. O ideal é retornar ao médico de confiança para avaliar as questões e indicar outros exames ou especialistas que cuidem do caso. De qualquer forma, eu tenho um post que aborda exatamente esse assunto e pode te ajudar a entender mais, acesse o link: https://cassioandreoni.com.br/cisto-no-rim-o-que-e-riscos-e-avaliacao/ Obrigado!

      Responder
  8. Vera Sena

    Dr. Cássio, enviei mensagem pelo whatsApp, mas vejo que não leu, como posso fazer contacto o mais rápido possível.
    Obrigado Vera Sena

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Vera. Somos a equipe de marketing do Dr. Cassio Andreoni. Para entrar em contato com ele, pedimos que ligue em seu consultório no telefone:
      (11) 2151-5508 | (11) 2114-6234.

      Responder
  9. Karina

    Dr. todo nódulo no rim tem que ser retirado, mesmo os benigno pequenos ?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Karina. Normalmente, o nódulo renal mesmo benigno exige a remoção cirúrgica, porém, deve ser avaliado com o médico de cada paciente, pois cada caso é específico.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/drcassioandreoni/

      Responder
  10. Beatriz

    Boa noite,

    Fiz uma tomografia e no diagnóstico veio escrito “Pequeno nódulo renal no terço médio à direita, com densidade de gordura, sugestivo de angiomiolipoma”. O que pode ser? verifiquei que angiomiolipoma é um tipo de tumor benigno, mas pode ser um maligno?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Beatriz. Infelizmente não conseguirei esclarecer essa dúvida, pois cabe apenas ao médico que lhe indicou o exame. O ideal é retornar ao especialista e discutir essa questão.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/drcassioandreoni/

      Responder
  11. Dr. Cassio Andreoni

    Olá, Iran. Normalmente, quando o nódulo permanece o mesmo tamanho é necessário apenas manter o acompanhamento médico. Porém, cada caso é um caso. O ideal é retornar ao seu médico e esclarecer essa questão, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso.

    Espero que entenda e agradeço pelo comentário.

    Responder
  12. Maria Antonia

    Boa noite ! Estava lendo sobre este artigo sobre cancer de rins,Gostaria de saber se é risco uma pessoa de 80 anos fazer uma cirurgia,descobrimos hoje que ele tem um nódulo de 4 centimetros,Gostaria de saber se é preciso tirar todo o rim?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Maria Antonia. A cirurgia varia de acordo de diversos fatores, além destes apresentados no comentário. Sendo assim, o ideal é esclarecer essa dúvida com o médico que atende o paciente, já que o mesmo possui maior conhecimento no caso!

      Agradeço pelo comentário!

      Responder
  13. Antonia

    Bom dia fiz um exame de tomografia e deu diminuta imagem nodular de, 05 cetm oq significa porfavor

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Antonia. Infelizmente não tenho como auxiliar nesta questão, pois necessito dos exames em mãos e conhecimento a fundo no caso. O ideal é retornar ao médico que lhe indicou o exame e esclarecer essa questão!

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/drcassioandreoni/

      Responder
  14. Adriano Soares

    Fiz um exame,e descobri que tenho nódulo no rim esquerdo estou preocupado,estou muito desanimado ultimamente

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Adriano. O ideal é seguir todas as recomendações do seu médico para evitar futuras complicações!

      Mande relatos.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato: