Nódulos Renais: O que são?

Vamos falar sobre nódulo no rim, ou também conhecido como tumor renal.
Sou Cássio Andreoni e sou urologista.

O tema de hoje da de falar sobre nódulo renal também conhecido como um tumor no rim.

Esse assunto tem aumentado muito o número de perguntas, até porque recentemente tivemos uma pessoa mais famosa, um ator, que teve um nódulo renal. Então a busca pelo tema e pelo conhecimento disso aumentou muito.

Tentarei resumir aqui, é um tema que eu tenho um apreço grande, porque inclusive tenho um interesse científico sobre esse tema. Eu tenho um banco de dados onde fazemos pesquisas, já formei alguns pós-graduandos com pesquisa nesse tema. Então é um tema que eu estudo e tenho experiência e que me interessa bastante.

O nódulo renal pode ser várias coisas. O mais comum é que as pessoas confundem é o cisto renal. A maioria das pessoas, após os 40 anos, terá um cisto no rim. Isso pode ser confundido com um nódulos renal, mas de modo geral ele é benigno e quase nunca dá sintomas, então nós não ligamos muito para os cistos renais. Alguns raros cistos vão dar algum problema. Então quem tem um cisto renal normalmente não precisa ficar muito preocupado porque isso é diferente de um nódulo renal que muitas vezes é suspeito para um câncer de rim.

O que diferencia é basicamente um cisto de um nódulo é que o cisto é um conteúdo líquido dentro do rim, uma bolinha de conteúdo líquido. Já o nódulo renal que possa ser suspeito de ser um câncer no rim, ele é um tumor sólido, é uma região sólida do rim, um pouco diferente do rim.

Isso normalmente é visto ou identificado por um exame de ultrassom. O exame de ultrassom não é suficiente para diferenciar as condições normais de um nódulo renal. É necessário fazer um exame mais sofisticado, uma tomografia ou uma ressonância, normalmente com um contraste para quem não tem alergias ou outras contraindicações. Para identificar o que realmente é.

Ao ser um nódulo, na maioria das vezes, será realizada uma cirurgia para remover esse nódulo. E o nódulo renal quando é identificado ainda pequeno, consideramos pequeno quando menor de 4 centímetros, na maioria das vezes, mesmo sendo um tumor maligno, tem grande chance de cura, já que normalmente está no começo.
Então muitas vezes um nódulo renal ou seja que não é um cisto, que não tem líquido, normalmente ele é um caso de fazer cirurgia.

Qual procedimento jurídico deve ser feito? Temos três tipos:

  1. O mais tradicional é a remoção total do rim com o nódulo. O que fazemos cada vez menos.
  2. O segundo é só tirar o nódulo por cirurgia
  3. O terceiro é fazer uma ablação com agulha, guiada por um exame de imagem (tomografia ou ressonância), põe uma agulha e congela esse tumor.

Normalmente o congelamento é feito em tumores bem pequenos.

Sobre a remoção hoje em dia: Em 2001 80% das cirurgias eram a remoção completa do rim com tumor e a média de tumor naquela época era de 9 centímetros. Anos depois, em 2011 a média de remoção total do rim caiu o oposto, ou seja 80% das vezes preservamos o rim, retirando apenas o tumor renal. Isso mudou bastante a condição desses pacientes que não precisam ficar sem um rim.

E outra coisa que mudou muito é que a maioria dos procedimentos nós não fazemos mais um corte grande nas costas do paciente, pois o corte da cirurgia renal normalmente é um corte tendo até que tirar uma costela do paciente, retirando muitos músculos e causando muita dor no pós operatório, demorando para voltar as atividades normais. Quando substituídas por videolaparoscópica ou por robótico, o que temos feito já há muitos anos, melhorando bastante a condição dos pacientes.

Então o nódulo renal não é tão comum, porém a maioria pode ser maligno e sendo maligno na maioria dos casos precisamos fazer a cirurgia. Mas conseguimos preservar mais o paciente atualmente. Em fase inicial, é um tumor onde conseguimos dar chance de cura para a maior parte das pessoas.

Lembrando aqui que temos várias outras variáveis e cada caso tem que ser analisado individualmente com o seu médico.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

CRM 78.546

ENTRE EM CONTATO

(11) 2151-5508 | (11) 2114-6234
Whatsapp (11) 97446-4726

Avenida Albert Einstein, 627
Bloco A1 - 5º andar - Sala 508
Pavilhão Vicky e Joseph Safra
Hospital Albert Einstein
São Paulo - SP

ACOMPANHE NAS
REDES SOCIAIS

        

WhatsApp Entre em contato