Prostatite: o que é, causas e tratamento

Causa e sintomas

A prostatite é uma inflamação da próstata que possui várias causas, uma delas é por bactéria e gera sintomas como:

  • Febre;
  • Dificuldade para urinar;
  • Ardência para urinar;
  • Dor na ejaculação;
  • Aumento do exame de sangue (PSA). 

Muitos homens acham que é só para câncer de próstata o motivo pelo qual o PSA está aumentado, mas pode aumentar também inflamações como a prostatite.

Após alguns sintomas, e ser diagnosticado com prostatite, é muito importante que se faça o tratamento adequado.

Exames

O homem que tem algum desses sintomas precisa procurar um urologista e fazer exames como o de toque, urina, pé de sangue e imagem.

Tratamento

Após um diagnóstico correto é muito importante que se faça o tratamento. Se for com antibiótico, a próstata tem uma característica especial, nem todos os antibióticos são os melhores para a próstata.

Normalmente, o tratamento tem que ser mais prolongados, de três até seis semanas, ou seja, quase um mês e meio. São características importantes de tratamento para a prostatite.

Prostatite e a próstata aumentada

Outra questão importante é que a prostatite é secundária ao aumento da próstata.

Muitos homens têm um aumento de próstata e isso pode gerar um refluxo de urina, dificuldade da obstrução da passagem do líquido seminal, na hora da ejaculação gerar um líquido meio parado que pode dar uma infecção e inflamação.

Isso pode causar sintomas de prostatite, e não vai adiantar só tratar essa parte, porque é secundária e muitas vezes têm até que fazer o tratamento da próstata aumentada, também para que o tratamento todo seja finalizado de forma correta.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

2 Comentários

  1. Alex Chávez

    Oi doutor eu sinto muito dores no pênis que vai até o ânus e sempre que vou urina e quando eu vou ejacula as vez sinto vontade de fazer cocô e a dor passa um pouco será que isso pode se prostatite

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Alex. É muito difícil responder essa questão sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico. Sendo assim, o mais ideal é procurar um médico especialista e realizar os exames necessários. Antes de tudo, tenho um post completo que pode te ajudar a entender mais sobre o assunto, dê uma olhada: https://cassioandreoni.com.br/patologias/prostatite/ Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta