O que é?

A próstata aumentada é muito comum nos homens. Desperta muito interesse, e muitas pessoas podem confundir com câncer da próstata. No entanto, a próstata aumentada é uma característica que pode acontecer em muitos homens, já após os 35, 40 anos.

É o crescimento do miolo da glândula, que pode causar repercussões na urina. Normalmente, a próstata aumentada é de natureza benigna, não é câncer.

Causa

A causa é de problemas urinários, porque o canal da urina passa bem no meio da próstata, e ao decorrer do crescimento, pode estrangular o canal e dificultar a vazão da urina pela bexiga.

Sintomas

Os sintomas podem ser:

  • O jato mais fraco;
  • Dificuldade para começar o xixi e demorar a terminar;
  • Às vezes ardência;
  • Acordar no meio da noite para fazer o xixi;

Veja também: Prevenção da próstata aumentada

Tratamento

O homem deve procurar um urologista para saber se precisa de algum tratamento, porque quando começa a aumentar, se não tiver repercussão, não precisa tratar, porém, se tiver dando alguns sintomas, eles podem ser tratados com remédios. Quando o remédio não adianta, é necessário fazer uma cirurgia para remover o miolo da próstata.

Como isso é muito comum, cerca de 50% dos homens aos 50 anos possuem a próstata aumentada, e com 80 anos quase todos têm, é muito importante divulgar essa informação, compartilhando o vídeo e tirando suas dúvidas aqui com a gente.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

2 Comentários

  1. Celso Mendes

    Minha próstata está medindo 4,9 x 5,1 4,1 , peso estimado de 55 gramas. Com esses dados preciso fazer raspagem ou tem remédio pra diminuir a próstata de tamanho.
    Obs. Psa total 1,8
    Psa livre 0,65
    Psa livre/total 0,37

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Celso. Infelizmente existe uma lei que proíbe consulta online, sendo assim, não tenho como responder sem ter todos os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *