PSA: exame de sangue

Início » PSA: exame de sangue


Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 78.546

PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame específico da próstata. Quando o paciente recorre ao Urologista para fazer uma consulta rotineira, é feito um questionário para saber como o paciente se sente, um exame de toque retal para sentir a próstata e ver se tem algum nódulo, e o PSA.

Causas de PSA alterado

Quando o PSA está um pouco acima do normal, não quer dizer especificamente que você tem um câncer de próstata, apenas problemas na próstata. Os mais comuns são:

  • câncer (o menos comum)
  • aumento benigno da próstata;
  • prostatite.

É muito comum o PSA estar um pouco alterado por problemas urinários com o aumento benigno da próstata. Neste caso, pode ser necessário cirurgia para fazer raspagem na próstata e tirar a área inflamada. Muitas vezes o PSA cai bastante no pós-operatório, regularizando toda a situação.

O PSA alterado varia de acordo com a idade, o tamanho da próstata, a ejaculação e andar de bicicleta, a cavalo ou de moto. Portanto, devemos comparar o valor do PSA com essas questões.

O PSA tem duas variáveis, quando a porcentagem do PSA TOTAL é maior, mais risco de câncer, e quando a porcentagem da FRAÇÃO LIVRE / TOTAL é menor, mais risco de câncer. Os parâmetros alterados podem indicar se é câncer maligno ou benigno.

 

PSA diagnostica câncer de próstata?

Quando há uma suspeita de câncer de próstata, é indicada a ressonância magnética para então decidir se faz a biópsia, o único jeito de diagnosticar essa doença. Contudo, não é possível diagnosticar o câncer de próstata só pelo PSA.

Um amigo meu estava com febre e sintomas típicos de prostatite, ele recorreu ao pronto-socorro e o resultado do PSA deu acima de 50, os médicos disseram que ele tinha um câncer muito grave. Porém, um mês se passou e o PSA estava 0,9, abaixo de 1, que é completamente normal.

Para finalizar, o PSA não pode ser avaliado muito brevemente como outro exame de sangue.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta