Existem diferentes tipos de sangramento na urina, visíveis e invisíveis. Para identificar suas causas, é necessário realizar exames como a cistoscopia e contar com a colaboração de especialistas.
No post de hoje, falaremos sobre as possíveis causas da presença de sangue na urina, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce, para evitar sua progressão. Acompanhe!
Índice
Existem dois tipos de sangramento que podem ocorrer na urina, um deles é chamado de hematúria microscópica, em que a pessoa realiza um exame de urina e não observa sangue, mas resquícios de sangue são detectados nos resultados. Esse sangue é invisível a olho nu, o sangue visível na urina, por sua vez, é mais impactante, já o sangue invisível a é geralmente menos preocupante, embora ainda precise ser investigado.
Em cerca de 80 a 90% dos casos, a causa não é encontrada facilmente, portanto é importante contar com a colaboração de um urologista e um nefrologista, que é um especialista em rins, para analisar aspectos clínicos e descartar possíveis causas.
Algumas condições podem escurecer a urina e causar confusão, se realmente é sangue ou não. Recentemente, foi observado que o sangue na urina poderia ser resultado de uma recidiva de tumor na bexiga ou de uma cistite, que pode ser facilmente tratada com antibióticos.
Portanto, quando houver suspeita de sangue na urina, é importante procurar um hospital e realizar pelo menos um exame de urina. Idealmente, um exame de imagem, como ultrassom ou tomografia, também deve ser feito. Dependendo do caso, exames de sangue também podem ser solicitados.
É importante mencionar que o sangue na urina pode ser causado por um simples trauma. Por exemplo, um impacto na região lateral das costas ou nas costas pode resultar em sangramento na urina. No entanto, também pode ser um sintoma de condições mais graves, como tumores renais ou da bexiga.
Geralmente, os exames de imagem são úteis para examinar órgãos com tecidos densos, como o cérebro, o fígado e os rins. Já os órgãos ocos, como a bexiga, requerem endoscopia, sendo a cistoscopia o exame mais indicado para avaliar a bexiga.
A cistoscopia é uma endoscopia realizada na bexiga para investigar possíveis problemas internos, assim como no estômago, onde uma gastrite ou úlcera não podem ser diagnosticadas por ressonância magnética, tomografia ou ultrassom, a bexiga também necessita da cistoscopia para um diagnóstico preciso.
Esse exame é realizado em um ambiente hospitalar limpo e estéril para evitar qualquer contaminação na urina. Normalmente, é feito por um urologista e é um procedimento rápido. Pode ser realizado com anestesia local, mas geralmente é melhor realizar uma sedação leve, para que o paciente durma um pouco durante o exame.
Portanto, quando o sangue na urina é invisível, é necessário realizar os exames, mas não há tanta urgência. Já quando o sangue é visível, é recomendado procurar um pronto-socorro e fazer exames imediatos. Muitas vezes, é necessário iniciar o uso de antibióticos se houver sintomas de infecção, para evitar sua progressão.
Além disso, é importante continuar investigando a causa, pois pequenos tumores na bexiga podem não ser detectados por exames de imagem e só podem ser visualizados por meio da endoscopia.
Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.
Não consigo urinar direito e sinto que minha bexiga está cada vez mais cheia e dói muito,o que fazer?
Olá Vânia. Procure um pronto socorro ou o seu médico urologista o mais rápido possível!