Dr. Cássio Andreoni

Sangue na urina no homem e na mulher: quando devo me preocupar?

Atualizado em 29/08/2023
Tempo de leitura: 3 min.

A presença de sangue na urina é um sintoma que pode se manifestar de duas formas: ao urinar ou em exames de rotina. Tanto homens quanto mulheres necessitam de avaliação médica especializada para determinar suas causas.

Neste post, vamos explorar os contextos e preocupações relacionados ao sangue na urina. Confira!

Situações em que se encontra sangue na urina

Sangue na urina é um problema que pode acontecer de duas formas, sendo ela através do próprio xixi, vendo o sangue na hora em que urina, ou ao fazer exames de rotina e ser detectado um traço de sangue na urina. Os dois problemas merecem atenção e avaliação do especialista (urologista), seja no homem ou na mulher.

No segundo caso, que é quando a pessoa vai fazer um exame de urina e aparece traços de sangue na urina, em 80% 90% das vezes, você faz um monte de exames e não encontra nada, mas mesmo assim é importante investigar porque de 10 a 20% das vezes você pode achar alguma coisinha, então, muitas vezes é preciso fazer exames de imagem como endoscopia da bexiga. Tem todo um protocolo a ser seguido para isso, que pode ser desde problemas simples como uma pedrinha na urina, uso de medicamentos ou coisas mais graves mesmo, como até um próprio tumor no rim ou na bexiga, então ele merece atenção.

Situações que ocorrem em mulheres

Principalmente quando é encontrado traço de sangue na urina de uma mulher, é normal que ela fale que estava menstruada e questione a possibilidade deste ser o traço de sangue, e existem sim essa possibilidade, que é uma das outras variáveis em mulheres.

Quando as mulheres têm relação sexual, por exemplo, após até 24 horas pode aparecer um traçozinho de sangue, porque durante a relação o contato da uretra com pênis pode ter um pequeno sangramento. Então, são coisas pequenas, mas a gente normalmente não dá para esses outros episódios porque a gente pode estar deixando passar uma situação mais grave, então, é importante fazer avaliação mesmo que seja um traçozinho pequeno de sangue, até porque muitas vezes isso vai continuar aparecendo e vai continuar todo mundo ficando preocupado.

Ocasiões que podem causar sangramento ao urinar

Quando a pessoa urina sangue, tanto homem quanto a mulher, é uma situação obviamente mais preocupante, em que o contrário, quase 90% das vezes tem uma situação importante.

Esse sangue na urina pode acontecer em situações normais, como por exemplo ao fazer um esforço maior, o que acontece com corredores de maratona ou dessas provas de fundo mais longas. Uma porcentagem não desprezível desse público urina o sangue depois do fim da prova, devido ao esforço mais atenuante, porém, também é preciso pesquisar as causas, porque às vezes pode ser uma coisa que está começando pequenininho e esse esforço maior foi o que desencadeou.

Exames feitos para detectar as causas

É necessário fazer exames de imagem em ambos os casos, seja o sangue visível ou não visível. O exame de imagem é feito para descartar coisas dos rins e também muitas vezes uma endoscopia da bexiga.

É importante para quem teve  uma repetição no episódio, note algumas coisas:

  • Se o sangue aparece no começo, no meio, no fim da urina, isso faz um pouco de diferença e é uma informação relevante;
  • E se saiu pedaços de coágulo junto.

Urina escura

Uma confusão que acontece com muita frequência no verão, é a pessoa vai fazer xixi e acha que é sangue e na verdade as vezes é urina que está muito concentrada devido a pessoa estar um pouco desidratada, então ela fica aquele às vezes uma cor meio marrom, meio avermelhado, que é uma urina bastante concentrada que às vezes só tomando alguns copos d'água ou se hidratando um pouco melhor isso já passa.

Outra coisa que muita gente fala é que a urina está escura porque consumiu beterraba. Pode até ser uma coisa ou outra da comida que pode sair na urina, mas é melhor a gente nunca pôr a desculpa nessa situação.

Sempre quando tem um probleminha que pode ser sério, que a gente fica assustado, muitas pessoas têm a reação de negar, então, a gente acaba deixando essas queixas de alimentos de lado e fazendo todos os exames mesmo para ver se é verdade ou não.

Se você teve sangue na urina, tanto o visto no exame de urina quanto se urinou sangue, é importante procurar um especialista para fazer os exames, porque pode ser uma coisa mais séria.

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dr. Cassio, sempre muito didático e elucidativo. Seus comentários são sempre úteis e importantes.

 | 05 / 09 / 23
Saiba mais sobre as complicações da dificuldade urinária, seu impacto no envelhecimento, riscos de câncer de bexiga e a importância do diagnóstico correto por exames de urina. Explore como o envelhecimento afeta a função da bexiga e a necessidade crucial de manter uma hidratação adequada.
Ler Mais
 | 27 / 06 / 23
Existem diferentes tipos de sangramento na urina, visíveis e invisíveis. Para identificar suas causas, é necessário realizar exames como a cistoscopia e contar com a colaboração de especialistas. No post de hoje, falaremos sobre as possíveis causas da presença de sangue na urina, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce, para evitar sua progressão. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 9
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.

Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Última atualização: 08/01/2024 às 10:05