Dr. Cássio Andreoni

Câncer de Testículo: suspeita e autoexame

Atualizado em 06/12/2022
Tempo de leitura: 2 min.

O câncer de testículo é um câncer que costuma gerar muita ansiedade pois acomete pessoas mais jovens

A partir dos 15 anos, até os 30/35 anos, é onde a maior parte dos homens tem o câncer de testículo. No post de hoje, falaremos melhor sobre a suspeita do câncer de testículo e seu autoexame. Continue nos acompanhando!

Pré-disposições para o Câncer de Testículo

Algumas predisposições para o câncer de testículo podem ser quando o menino nasce sem uma das bolinhas na região escrotal, e por isso já é indicado fazer uma cirurgia na própria infância.

No entanto, muitos desenvolvem sem causa específica, e por isso é uma das poucas coisas que dá para fazer um autoexame.

Suspeita e Autoexame

Como já falamos em outros posts, é importante que o adolescente venha em uma consulta com o urologista a partir dos 15 anos, para ter várias recomendações de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, de gravidez, de higiene pessoal, e também aprender o autoexame, porque como o testículo é bem superficial, na maioria das vezes, dá para sentir um carocinho crescendo no testículo, então aprender como que é e o lugar correto para avaliar é uma coisa importantíssima, porque embora seja importante em todos os tumores, o diagnóstico precoce é ainda mais importante no tumor de testículo, pois ele é um dos tumores de crescimento mais rápido, podendo dobrar de tamanho em até 3/4 semanas.

Então, ao se suspeitar de um tumor de testículo, é algo urgente, é considerado uma urgência médica, deve ser procurado o urologista urgentemente, e caso não encontre um urologista, que vá ao pronto socorro para que seja feito um ultrassom e às vezes no pronto socorro se é acionado um urologista na retaguarda para ver o problema.

Retirada do Tumor

Muitas vezes, é necessário tirar todo o testículo, por isso que eu falei que gera muita ansiedade, e devido à uma situação que quase se coloca como uma urgência, a família, o próprio paciente ficam muito ansiosos.

De alguns anos para cá, de acordo com algumas características de tamanho e outras características mais técnicas, é possível retirar apenas o tumor, mas isso não é algo feito regularmente, pode ser necessária a retirada total do testículo.

No mesmo momento colocamos também uma prótese de silicone, similar às próteses mamárias, que tem vários tamanhos, que colocamos de acordo com o tamanho, e ela fica lá e substitui. É importante também tentar fazer isso na hora, porque depois o espaço pode diminuir e fica mais difícil esse procedimento da prótese.

Como fica a Fertilidade após retirada do testículo?

Muitas pessoas perguntam sobre a fertilidade, e na verdade não é só fertilidade, pois o testículo tem duas funções, a fertilidade e a parte hormonal, então as duas coisas terão que ser vistas.

No entanto, a fertilidade em especial, se for possível, é importante coletar esperma antes da cirurgia e congelar, pode coletar depois também e muitas vezes não adianta porque alguns casos o próprio tumor já altera a questão dos espermatozoides e altera a fertilidade.

Então, tem que haver um monitoramento da parte hormonal, que, se necessário, vai precisar de uma reposição no futuro.

Então, as mensagens principais são:

  • Ensinar a ir no urologista a partir dos 15 anos;
  • Aprender a fazer, uma vez por semana, autoavaliação;
  • Em suspeita, procurar atendimento médico;
  • Monitorar fertilidade e parte hormonal.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de me seguir nas redes sociais e continuar acompanhando nossos posts!

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 14 / 11 / 23
Descubra as causas menos comuns da pressão alta e como o urologista pode desempenhar um papel crucial no tratamento. Saiba quando procurar orientação especializada para um controle eficaz da pressão arterial.
Ler Mais
 | 24 / 10 / 23
Descubra o Duplo J: o cateter revolucionário que simplificou a cirurgia para cálculos no ureter. Saiba como ele funciona, as vantagens que oferece e por que se tornou essencial na urologia moderna.
Ler Mais
1 2 3 9
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.

Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Última atualização: 09/04/2024 às 14:38
cross