Infecção Urinária nos Homens

A infecção urinária nos homens é bem diferente da infecção urinária nas mulheres e não é tão comum. Os sintomas são diferentes, o local é diferente, e até o diagnóstico pode ser feito de forma diferente também.

Qual a principal diferença?

É muito difícil os homens apresentarem cistite, que é uma coisa muito comum em mulheres. Estima-se que um terço das mulheres pode ter cistite. Já os homens não, de 20 a 50 vezes menos.

A mulher tem infecções urinárias ou doenças sexualmente transmissíveis, que pode ser na uretra, conhecidas como a gonorreia e a clamídia. O homem pode ter infecções na próstata, que seria a prostatite, e que podem causar sintomas no início, similares ao da cistite.

Quais os sintomas?

Os sintomas são:

  • Ardência.
  • Queimação para urinar.
  • Vontade de urinar com maior frequência.

Só que prostatite é uma infecção bem mais importante, e até de maior potencial de gravidade que uma cistite. Muitas vezes, o homem pode ter febre e muita dificuldade para urinar, no sentido de não conseguir expelir a urina.

Prostatite nos homens

A infecção urinária no homem, mais clássica e diferenciada, é a prostatite e não a cistite. Desta forma, com essas nuances, o caso é mais grave, e pode levar a bactéria para o sangue, causando o maior risco de bacteremia e septicemia.

Muitos pacientes, às vezes, precisam ficar na UTI, principalmente se for uma infecção mais grave. Portanto, homem que começa a ter ardência para urinar, dificuldade para eliminar a urina, e eventualmente febre, deve procurar um pronto socorro de forma rápida, porque pode estar com uma prostatite.

Diagnóstico

Como a infecção não está na bexiga, na mulher sempre se pede para desprezar o primeiro jato de urina para fazer o diagnóstico. No homem geralmente é ao contrário, prefere-se pegar esse primeiro jato da urina e não desprezar. Então, é uma nuance bem diferente no diagnóstico que devemos prestar atenção. Muitas vezes no homem a infecção pode ir para o sangue e muitas vezes, o paciente é internado e recebe antibiótico na veia.

São características bem diferentes na infecção urinária do homem e da mulher, como o diagnóstico e o tratamento. E ambos precisam ficar de olho nesses pequenos detalhes, para que procurem um pronto-socorro da forma mais rápida.

Os homens podem ter infecções na próstata com repetição, podendo aumentar o PSA, confundindo com um diagnóstico de câncer de próstata. Se estiver com a doença, tem que ser bem diagnosticada e tratada adequadamente.

Tratamento

A parte boa é que o tratamento, na maioria das vezes, só com antibiótico, é super efetivo e resolve o problema. No entanto, diferente da mulher que trata por poucos dias, uma infecção na próstata tem que ser tratada por mais tempo, de quatro a seis semanas de antibiótico, o que normalmente deixa as pessoas bem, ou acabam desistindo do tratamento e aumenta a chance de voltar, ou deixa bastante chateadas as pessoas com tantas semanas de antibióticos, mas é importante para que essa infecção não se torne crônica.

E os homens podem ter infecções na próstata com repetição, podendo aumentar o PSA, confundindo com um diagnóstico de câncer de próstata. Se estiver com a doença, tem que ser bem diagnosticada e tratada adequadamente.

12 Comentários

  1. Odair Fidelis

    Ola eu faço uso do axeron gel mas umas semanas para ca meu libido sumiu.nao sinto excitação isso não é normal.tenho 37 anos o que causa pode está acontecendo.

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Odair. São diversas causas para que isso esteja acontecendo, sendo assim, o mais recomendado é procurar um médico de confiança para que seja feito todos os exames e descubra o motivo pelo qual isso ocorre. Infelizmente não posso dar uma resposta mais precisa, pois precisaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

      Responder
  2. Andreia

    Bom dia ,tenho um filho de 21 anos de idade ,ele teve infeccao urinaria pela prineira vez com 19 anos !Entao levei ao medico fez exame e foi receitado antibioticos,ele melhorou pir um tempo !mais voltou e direto ele tem essas infeccao urinaria o que pode ta causabdo isso..

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      O ideal é esclarecer essa dúvida com o médico que lhe acompanha, pois ele tem maior conhecimento no seu caso.

      Responder
      • Maria das Dores.

        Farço prevenção duas vezes por anos por causa de umas infecções que tive durante as minhas gravidez; e em umas delas eu adquiri sífilis. Isso antes de estarmos juntos, fiz todo tratamentos mas ficou um cicatriz. E agora meu marido pegou um fungo em uma piscina e ele diz ser( Candidiase) mas fui no posto falei com enfermeira e ela passou uma pomada e uns compridos pra mim e ele tomar. Só que esse fungo some e aparece novamente ao ter-mos relação ou não. Fico louca de desejo pelo meu marido, mas por medo de complicar ainda mais não temos relação. O que eu faço Doutor?

        Responder
        • Dr. Cassio Andreoni

          Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico.

          Responder
  3. Josiel Rabelo

    Josiel, 26 de março de 2020.
    Dr. Tenho 58 anos. Primeiro pergunto, Infecção urinaria é a mesma coisa de infecção renal?
    Eu tenho HBP, um urologista me receitou mesilato de doxazosina 2mg. Esse medicamento faz efeito imediato positivo, ou seja, volto a urinar normalmente. Porém me traz muitos efeitos colaterais como dor de cabeça, tontura, dores abdominais, vista turva e fadiga, só pra citar algumas. Fiquei sem plano de saúde
    e por isso não tive mais como voltar ao médico. Existe outro medicamento que possa ter os mesmos resultados com menos efeitos colaterais que possa me indicar?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Infelizmente não tenho como receitar outro medicamento sem ter uma consulta.

      Responder
  4. Claudinei Alves Emenegildo

    Gostaria de saber qndo o homem tem infecçao na urina ele pode ter relação sexual sem afetar sua companheira

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Claudinei. O ideal é recorrer a um médico que possa realizar alguns exames e esclarecer essa questão.

      Agradeço pelo comentário!

      Responder
  5. ORLANDO FERREIRA DE SOUZA

    Dr. tenho 52 anos, meu pai teve câncer de prostata, chegou retirar a prostata. Eu ficou gotejando a urina, chegando a molhar um pouco a roupa. Pode ser infecção rinária?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Orlando. Isso é decorrente de diversos fatores. O ideal é recorrer a uma ajuda médica para diagnosticar a causa e tratar.

      Espero ter ajudado.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

× Agendar Consulta