Início » Cistos nos rins e rins policísticos: saiba a diferença


Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 78.546

Cistos nos rins e rins policísticos: saiba a diferença

Muitas pessoas confundem no que se diz a respeito aos rins policísticos e múltiplos cistos. É importante saber que, por mais que os nomes sejam muito parecidos, são doenças diferentes.

Normalmente, quando aparece o diagnóstico de múltiplos cistos nos rins no exame de imagem, algumas pessoas associam esse problema com rins policísticos e acabam procurar um Urologista ou Nefrologista para se informar.

Cistos nos rins x rins policísticos

O rim policístico é uma doença hereditária em que, na maioria das vezes, há progressão e pode ser dominante ou recessivo, e evoluir para diálise.

Exige acompanhamento de um Nefrologista ou Urologista porque esses cistos fazem com que o rim cresça bastante, às vezes chega ao tamanho de uma jaca e parecendo um cacho de uva cheio de cistos. Além disso, podem infeccionar, sangrar e necessitar de tratamento.

É uma doença totalmente incomum e se diferencia dos cistos nos rins. Isso porque, estima-se que 70% das pessoas acima de 40 anos podem ter um ou mais cisto nos rins. E isso não tem relação com cistos policísticos.

Podemos associar o cisto renal com uma pinta na pele, por exemplo, muitas pessoas têm pinta na pele e uma ou outra pode ser câncer, mas a maioria não é, isso ocorre também com o cisto. Assim como uma pinta pode ser câncer, o cisto também pode, mas a imensa maioria não é.

Lembre-se que se você se deparar com um diagnóstico de exame de imagem com “múltiplos cistos nos rins” saiba que não é rim policístico. Porém, é importante procurar um médico para identificar qual é o problema.

Tratamento para cisto no rim

Normalmente não precisarão de tratamento, alguns podem estar relacionados com pressão alta e dor no corpo. E quando necessário, o tratamento é cirúrgico por videolaparoscopia onde só se retira o teto do cisto e não ele todo.
Ultimamente tem aumentado cada vez mais a possibilidade de tratamento apenas com agulha direcionada por exame de imagem onde o cisto é aspirado, injeta-se uma substância e fecha o buraco.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta