Dr. Cássio Andreoni

Entenda o funcionamento das glândulas adrenal e suprarrenal

Atualizado em 31/10/2023
Tempo de leitura: 2 min.

As glândulas adrenal e suprarrenal, muitas vezes referidas como a mesma estrutura, desempenham um papel essencial no nosso corpo. Localizadas acima dos rins esquerdo e direito, respectivamente, essas glândulas são responsáveis pela produção de uma variedade de hormônios cruciais para o funcionamento adequado do organismo. Apesar de suas funções vitais, elas permanecem em grande parte desconhecidas para muitos.

Neste post, iremos explorar a anatomia, as complexidades do funcionamento e os potenciais problemas relacionados a essas glândulas, proporcionando uma visão mais detalhada desses órgãos muitas vezes negligenciados. Confira!

O que são as glândulas adrenal ou suprarrenal, e onde estão localizadas

Adrenal ou suprarrenal são os dois nomes usados para a glândula que fica acima do rim, que é uma glândula que produz vários hormônios.

É nomeada de adrenal a glândula que está acima do rim esquerdo, enquanto a suprarrenal é a glândula que está acima do rim direito. Apesar dos nomes diferentes, no dia a dia acabamos usando o mesmo nome para nos referirmos às duas glândulas, que têm o mesmo papel.

Complicações durante o parto

Essas glândulas desempenham um papel super importante desde o nascimento, e apesar do que se imagina, ela tem mais ou menos o mesmo tamanho do nascimento até a vida adulta, pois ela quase não cresce durante a vida.

Por ser proporcionamento muito grande para um recém-nascido, muitas vezes esse bebê pode sofrer uma compressão durante o trabalho de parto e só descobrir na vida adulta, quando esse problema se manifesta como um cisto ou alguma coisa que pode ser confundida com um tumor, mas que na verdade não é

Aspectos da glândula adrenal ou suprarrenal

A glândula adrenal ou suprarrenal é dividida em duas partes, a parte cortical (área amarela)  e miolo, que é a parte que produz um hormônio muito conhecido por todos, a adrenalina, que é um tipo de catecolamina, como noradrenalina e dopamina.

Já a parte amarela, ela produz outros hormônios, como a aldosterona, o cortisol, que apesar de ser natural de todo o ser humano e todo mamífero, muita gente pode tomar para repor. Outro hormônio produzido pela parte amarela são os andrógenos, que é como se fosse hormônio masculino. Então, a mulher também produz um pouco de andrógeno (que é um pouco de hormônio masculino) através da suprarrenal. Que no homem é bem pouco menos de 5% do total, porque o homem produz testosterona, que a mulher não produz.

A glândula adrenal ou suprarrenal, é de vital importância, pois o ser humano não vive sem o cortisol e esses hormônios todos.

Nódulos da glândula adrenal ou suprarrenal

É importante lembrar que quase todas essas pequenas células que produzem esses vários hormônios diferentes na glândula, podem gerar um nódulo que produz em excesso esse hormônio e causar uma doença específica. Por exemplo, quando esse nódulo é da adrenalina, gera uma doença chamada feocromocitoma; quando é do cortisol, é a Síndrome de Cushing; e a aldosterona causa a Síndrome de Conn.

Cada um desses nódulos produz características diferentes, que a gente pode falar em uma outra oportunidade.

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 07 / 11 / 23
Aprenda sobre o diagnóstico de nódulos na glândula suprarrenal e as etapas seguintes. Explore a avaliação multidisciplinar e as condições como hiperaldosteronismo primário, síndrome de Cushing e feocromocitoma. Entenda como os especialistas abordam esses casos.
Ler Mais
 | 17 / 10 / 23
Entenda como as glândulas suprarrenais afetam sua saúde! Conheça os hormônios que elas produzem e como desequilíbrios podem causar problemas. Vamos explorar as glândulas suprarrenais e sua importância na sua saúde.
Ler Mais
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.

Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Última atualização: 09/04/2024 às 14:38
cross