Índice
A Estenose de JUP (Junção Uretero-Pélvica) é um problema de saúde, normalmente congênito, que pode acometer crianças, adolescentes, adultos e até mesmo a terceira idade, sendo menos comum. Estenose de JUP é a junção do rim com o ureter (cano que leva a urina até a bexiga). Nessa junção pode ocorrer um defeito, deixando-a muito fechada. Isto causa uma dificuldade na drenagem da urina dentro do rim, desencadeando inchaço.
Algumas crianças podem nascer com o rim sem funcionar. A maioria nascerá com uma dilatação que será verificada ao longo da infância e adolescência, através de infecções urinárias, dor de um dos lados das costas ou até sangramentos na urina.
Algumas vezes, mesmo sem sintomas, o paciente descobre por um ultrassom que um dos seus rins é mais dilatado que o outro. Esse paciente acaba sendo diagnosticado com a Estenose de JUP. Na maior parte dos casos, são necessários exames adicionais e específicos, para ter certeza se há o problema no ureter.
Confirmada a Estenose de JUP o tratamento, em sua maioria é cirúrgico, podendo ser feito por via endoscópica (sem nenhum corte), ou por laparoscopia na resseção deste defeito. Uma cirurgia complicada, mas bem sucedida na maioria das vezes. De uns anos para cá, a cirurgia pode ser feita de forma minimamente invasiva, não precisando de um grande corte nas costas.
Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.
Uma pergunta em recem nascido tem algum sintoma assim que nasce?Quanto tempo depois q nasce é indicado fazer uma ultrassonografia e resolve somente com cirurgia? Aguardo retorno
Olá, Aline. Isso depende de cada caso. O ideal é manter um acompanhamento com um especialista e realizar todos os exames necessários.
Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!
Tenho estenose de jup já faz mais de cinco anos a última ultra-som já tava no gral 2 tenho que me preocupar ? Cinto fortes dores inchaço enjoo a perna fica dormente é quando estou menstruada é um sofrimento
Olá, Dayse. Tudo bem? Você está realizando acompanhamento com o seu médico? O que ele te disse?