Dr. Cássio Andreoni

O que faz o Urologista?

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A Urologia é uma especialidade de base cirúrgica que trata dos problemas genitais do homem, e dos problemas urinários do homem e da mulher, muitas vezes encaminhados por um médico generalista, para poder avaliar melhor e tratar de forma especial o problema do paciente.

Formação

O urologista se forma médico, faz residência de cirurgia geral e após isso, existem cerca de oito especialidades dentro da cirurgia na qual ele pode migrar. O nome original da urologia, e que é usado até hoje, é Cirurgia Gênito Urinária.

Profissão

Todo urologista é um cirurgião que avalia, estuda e trata, do ponto de vista clínico e cirúrgico, as doenças do trato genital masculino, e do aparelho urinário do homem e da mulher.

Muitas pessoas acham que o urologista é o ginecologista do homem, mas não é. O urologista trata das doenças genitais do homem, mas também dos problemas urinários, que seriam rins, ureteres, bexiga, do homem e da mulher.

Todos os problemas que podem haver nessas regiões, o urologista pode tratar. As doenças mais comuns dos rins são as pedras, cistos e tumores.

Os problemas na bexiga são as infecções urinárias, dificuldade para urinar e bexiga caída, que ocasiona perda urinária, sendo mais comum em mulher, e em homem após a cirurgia.

Os problemas do trato urinário no trato genital masculino, são desde problemas de fertilidade, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), problemas de direção da parte sexual e problemas da próstata, que são muito comuns e fazem parte do aparelho genital reprodutor do homem.

As doenças mais comuns são: câncer, inflamações, prostatite e aumento benigno da próstata.

Diferença entre Urologia e Nefrologia

Muita gente confunde urologista com nefrologista. O urologista se difere, principalmente, na formação básica, pois o nefrologista tem uma formação de clínica geral: primeiro faz clínica geral, e entre todas as especialidades clínicas, escolhe a nefrologia como especialidade, e acaba tratando de problemas que se complementam com a urologia, como problemas de função renal, trata de pessoas que fazem diálise, transplantes, e nessa questão do transplante, até o urologista trabalha junto com o nefrologista.

O urologista faz a cirurgia de transplante e o nefrologista cuida da parte clínica, de todos os problemas clínicos que envolvem o transplantado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 08 / 20
Você sabia que o menino adolescente deve começar a frequentar o Urologista a partir dos 15 anos? Entenda por que clicando neste link!
Ler Mais
 | 09 / 06 / 20
Feocromocitoma é um tumor incomum, produtor de adrenalina, originado nas glândulas adrenais ou supra-renais, e que possui tratamento. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
1 2 3 7
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.
Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2021 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya MKT
Última atualização: 14/09/2021 às 17:45