Estenose de JUP

 

O que é?

A Estenose de JUP (Junção Uretero-Pélvica) é um problema de saúde, normalmente congênito, que pode acometer crianças, adolescentes, adultos e até mesmo a terceira idade, sendo menos comum. Estenose de JUP é a junção do rim com o ureter (cano que leva a urina até a bexiga). Nessa junção pode ocorrer um defeito, deixando-a muito fechada. Isto causa uma dificuldade na drenagem da urina dentro do rim, desencadeando inchaço.

Estenose de JUP

Sintomas

Algumas crianças podem nascer com o rim sem funcionar. A maioria nascerá com uma dilatação que será verificada ao longo da infância e adolescência, através de infecções urinárias, dor de um dos lados das costas ou até sangramentos na urina.

Algumas vezes, mesmo sem sintomas, o paciente descobre por um ultrassom que um dos seus rins é mais dilatado que o outro. Esse paciente acaba sendo diagnosticado com a Estenose de JUP. Na maior parte dos casos, são necessários exames adicionais e específicos, para ter certeza se há o problema no ureter.

Veja também: O que faz o Urologista?

Tratamento

Confirmada a Estenose de JUP o tratamento, em sua maioria é cirúrgico, podendo ser feito por via endoscópica (sem nenhum corte), ou por laparoscopia na resseção deste defeito. Uma cirurgia complicada, mas bem sucedida na maioria das vezes. De uns anos para cá, a cirurgia pode ser feita de forma minimamente invasiva, não precisando de um grande corte nas costas.

Estenose de JUP tratamento Endoscópico

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

36 Comentários

  1. Thales

    Boa tarde, minha mãe está tendo alguns problemas em um de seus rins, ela fez diversos exames, o que mostrou uma grande quantidade de líquido em seu rim. Alguns médicos disseram que parecia um cisto, outros discordaram, e disseram que ela tem estenose de jup. Ela já havia feito exames e disseram que ela tinha o canal estreito por isso sentia dores as vezes. Mas ultimamente ela está sentindo uma dor frequente, que atrapalha o sono, chegou a ser internada, está com tonteiras, a pressão elevou e vomitou. Essas coisas estão relacionadas ao problema?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Thales. Cada caso é específico, sendo assim, é muito difícil responder essa questão sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico. O mais recomendado, no momento, é procurar o médico que acompanha ela e se informar, já que o mesmo possui maior conhecimento sobre esse caso. Obrigado e espero ter ajudado.

      Responder
    • Itallo

      O vomito pode ocorrer por causa do alto valor da ureia e creatinina, e a pressão alta por causa dos rins!!

      Responder
      • Dr. Cassio Andreoni

        Lembrando que cada caso é um caso, é importante sempre visitar o médico para que todas as dúvidas sejam esclarecidas com base no histórico de cada paciente!

        Responder
      • Rogério Silva

        Boa tarde eu fui operado para resolver o problema de etenose de jup , e foi posto um duplo j para dernar os liquidos . Mas a minha pergunta é a seguinte , , de vez enquando dá me toss isso pode prejudicar a cirurgia que foi feita?? Estou preocupado. Obrigado

        Responder
        • Dr. Cassio Andreoni

          Olá, Rogério. Infelizmente não tenho como responder essa questão, pois cada caso é um caso. O ideal é retornar ao médico que lhe acompanhou durante todo o processo e esclarecer essa questão, já que ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso.

          Espero que ajude e agradeço pelo comentário.

          Responder
      • Andrews

        Boa noite doutor , meu filho tem 5 meses foi diagnosticado com Estenose de JUP e gostaria de saber qual cirurgia seria melhor no caso dele , tempo de recuperaçao e a menos dolorida? Quanto custa uma cirurgia dessa pois ele esta sendo tratado no hospital publico , tenho receio de fazer a cirurgia no hospital publico por isso gostaria de saber o valor no particular .

        Responder
        • Dr. Cassio Andreoni

          Olá, Andrews. Boa dia. Para eu responder essas perguntas, precisaria de uma consulta para averiguar todo o caso a fundo e assim propor o tratamento mais adequado. Em relação ao valor, varia de acordo com o hospital e a complexidade da cirurgia. Para maiores informações, entre em contato conosco no telefone: (11) 2151-5508

          Teremos o maior prazer em atendê-los!

          Responder
      • Amanda Costa

        Boa tarde Dr, meu filho fez essa cirurgia do ureter, mais está tendo um vazamento pela cicatriz é normal? Sai xixi pela cicatriz

        Responder
        • Dr. Cassio Andreoni

          O ideal é esclarecer essa dúvida com o médico que acompanha o seu filho, pois ele tem maior conhecimento no seu caso.

          Responder
    • Maxwell

      Olá me chamo maxwell, Tive estenose de jup, descobri em um ultra-som, porém não sabia do que se tratava e não sabia se tinha tratamento, passar o tempo um dos meus rins parou de funcionar e os médicos disseram que seria melhor retirá-lo e hoje eu vivo com apenas um rim normalmente, porém fico com medo de ter alguns problemas futuros infecções ou pedras ou alguma coisa já que tenho 22anos, queria saber mais sobre alimentação, sobre bebidas alcoólicas e exercícios, os médicos não me restringiram, só disseram pra ter moderação em tudo e queria saber se meus filhos no futuro podem ter algum problema renal. Obrigado!

      Responder
      • Dr. Cassio Andreoni

        Olá, Maxwell. Boa tarde. Infelizmente, é muito difícil responder essa questão sem ter os seus exames em mãos, além de acompanhamento médico. Sendo assim, o que eu recomendo é retornar ao médico que lhe acompanhou durante esse processo e pedir para esclarecer todas as complicações e cuidados do pós-operatório. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

        Responder
    • Deise felix

      Bem esclarecedor.
      Descobri o meu agora aos 48 anos.
      Através de uma ultra-sonografia abdominal o próprio médico da ultra-som me alertou sobre o inchado no Rim esquerdo.
      Estou no processo pré operatório.🙏🏽

      Responder
      • Dr. Cassio Andreoni

        Olá, Deise. Muito obrigado! Esperamos que ocorra tudo bem. Mande relatos após o processo.

        Responder
    • daniel santos

      OK bom dia ,doutor fiz cirugia de estenose de jup,paralodcopica,depois de 1 ano começei a sentir as mesmas dores,antes da cirugia, pela tumografia, confirmei que estava com estenose de jup novamente,cirugia foi mal sucedida???

      Responder
      • Dr. Cassio Andreoni

        O ideal é esclarecer essa dúvida com o médico que lhe acompanha, pois ele tem maior conhecimento no seu caso.

        Responder
  2. Andreia Teixeira da silva

    Bom dia meu esposo tem estenose de jup ele tem 32 anos gostaria de saber se a cirurgia e sinples ou tem algum risco

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Bom dia. Existem diversos tipos de cirurgia para a Estenose de JUP, sendo assim, é difícil especificar o grau de complicações. Toda cirurgia possui riscos, o ideal é procurar um cirurgião especializado e experiente na área, para que esses riscos sejam minimizados. Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

      Responder
  3. Itallo Flores

    Nasci com apenas 1 rim e ele com estenose de jup, operei fiz todo o tratamento conservador, e hoje eu com 26 anos sou doente renal crônico terminal em hemodiálise. Hoje tem 1 e 4 meses que faço hemodiálise e estou na fila de transplante.

    Responder
  4. Deisy

    Dr.Bom dia ! Tenho 40 anos e descobri que tinha estenose de jup aos 33 e fiz a primeira cirurgia no rim direito com um corte no abdomen e num acompanhamento com tumografia descobri um tumor na adrenal em cima desse rim fiz a cirurgia agora meu canal estreitou de novo e capaz de precisar fazer outra cirurgia agora pelo canal será que vou precisar fazer mais cirurgia ou será que agora fica aberto e a cirurgia é mais simples do que a primeira …
    Fico no aguardo,obrigada

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Deisy. Não tenho como responder essa questão de forma clara, objetiva e afirmativa, pois precisaria de todos os seus exames em mãos e acompanhamento no processo de todas as cirurgias. O que eu posso recomendar é retornar com os médicos que lhe acompanharam e esclarecer todas essas dúvidas. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      Responder
  5. Alana Góes

    Meu filho nasceu com a dilatação no rim esquerdo causada pela estenose de JUP, fez a primeira cirurgia com 8 meses de vida atraves de um corte no abdomen, posteriormente uma cirurgia para reparação de uma Hidrocele.
    Atualmente ele tem 5 Anos de idade e a Estenose de JUP voltou a nos assombrar, gostaria de saber quais as causas dessa nova obstrução ?
    O Dr. que acompanha o caso disse que pode haver uma pressão da veia Aorta sob este canal, seria este o motivo ?
    é possivel fazer a cirurgia de Estenose de JUP e não fazer essa reparação da veia invertida ? Não entendo, se essa é mesma a causa da estenose porque não foi feita a correção total na primeira Cirurgia ? Dr. poderia me esclarecer isso ?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Alana. Infelizmente existe uma lei que proíbe consulta online, assim eu não conseguiria responder essa questões sem ter acompanhamento e exames pessoalmente. O que eu posso recomendar é seguir as recomendações do médico do seu filho, ou então, buscar uma segunda opinião levando junto todos os exames.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

      Responder
  6. Marli Mendes

    Boa tarde, descobri com 19 anos que eu tinha estenose de JUP, fiz vários exames e acompanhamentos, inclusive quando estava próximo de uma cirurgia reparadora o Médico/Chefe não autorizou, pois segundo ele iria piorar meu caso, poderia cicatrizar no local da cirurgia e complicaria, então preferiu preservá-lo mesmo que com dificuldade para filtrar. Mas de vez em quando tenho infecções e pielonefrites.
    Em março deste ano perdi um bebê de 35 semanas com VUP.
    Pode ter alguma relação dele comigo?
    Pode ser hereditário?
    Obrigada!

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Marli. Para responder essas questões, precisaria de acompanhamento médico e conhecimento a fundo no caso para averiguar todas as complicações e assim esclarecer suas dúvidas. O ideal seria retornar ao seu médico, pois é o profissional que possui maior conhecimento no seu quadro clínico.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/drcassioandreoni/

      Responder
  7. joilma

    Eu tenho essa doença

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Joilma. Para ter um bom tratamento é necessário seguir todas as recomendações médicas!

      Mande relatos.

      Responder
  8. Lais Cristina Santos Souza

    Fiz cirurgia a 3 meses de estenose médico me pediu urografia e deu estenose de jup o diagnóstico, isso pode acontecer? E pq?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Lais. Para eu responder essa questão, necessitaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico. O que eu recomendo é esclarecer essas questões com o seu médico.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      Responder
  9. Leticia

    Olá Doutor,minha filha foi diagnosticada com a estenose de jup desde a gestação, ela tem 10 meses ..queria saber se é muito perigoso ,se com o tempo se agrava mais e a cirurgia,se tem risco para ela.Tenho muito receio até porque ela é um bebe

    Responder
    • Leticia Parra

      Oque quer dizer hidronefrose maxima à direita á esclarecer com atrofia renal.
      Se puder me dar um retorno agradeço Doutor,estou desesperada em saber que minha bebê pode ter que passar por uma cirurgia

      Responder
      • Dr. Cassio Andreoni

        O ideal é esclarecer essa dúvida com o médico que acompanha a paciente, pois ele tem maior conhecimento no seu caso.

        Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Leticia. Tentarei gravar um vídeo falando a respeito. Agradeço pelo comentário!

      Responder
    • Evelem

      Boa tarde.
      Leticia, com meu filho foi a mesma coisa. Descobri na gestação, hoje ele tem 3 anos.
      Faz exames de Ultrassonografia, e Cintilografia DMSA e DTPA anual, por enquanto, graças a Deus, o caso dele não é cirurgia, somente acompanhamento.

      Responder
      • Dr. Cassio Andreoni

        Olá, Evelem. O ideal é manter o acompanhamento com o médico e seguir todas as recomendações para evitar maiores complicações.

        Agradeço pelo comentário!

        Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais:

Duplo J: cateter ureteral

Duplo J: cateter ureteral

Duplo J é um cateter colocado no ureter para manter o local aberto e a urina passar sem interrupções. Veja a importância desse cateter e quais os sintomas.

ler mais
× Agendar Consulta