Dr. Cássio Andreoni

Estenose de JUP

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

O que é?

A Estenose de JUP (Junção Uretero-Pélvica) é um problema de saúde, normalmente congênito, que pode acometer crianças, adolescentes, adultos e até mesmo a terceira idade, sendo menos comum. Estenose de JUP é a junção do rim com o ureter (cano que leva a urina até a bexiga). Nessa junção pode ocorrer um defeito, deixando-a muito fechada. Isto causa uma dificuldade na drenagem da urina dentro do rim, desencadeando inchaço.

Sintomas

Algumas crianças podem nascer com o rim sem funcionar. A maioria nascerá com uma dilatação que será verificada ao longo da infância e adolescência, através de infecções urinárias, dor de um dos lados das costas ou até sangramentos na urina.

Algumas vezes, mesmo sem sintomas, o paciente descobre por um ultrassom que um dos seus rins é mais dilatado que o outro. Esse paciente acaba sendo diagnosticado com a Estenose de JUP. Na maior parte dos casos, são necessários exames adicionais e específicos, para ter certeza se há o problema no ureter.

Tratamento

Confirmada a Estenose de JUP o tratamento, em sua maioria é cirúrgico, podendo ser feito por via endoscópica (sem nenhum corte), ou por laparoscopia na resseção deste defeito. Uma cirurgia complicada, mas bem sucedida na maioria das vezes. De uns anos para cá, a cirurgia pode ser feita de forma minimamente invasiva, não precisando de um grande corte nas costas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Uma pergunta em recem nascido tem algum sintoma assim que nasce?Quanto tempo depois q nasce é indicado fazer uma ultrassonografia e resolve somente com cirurgia? Aguardo retorno

    1. Olá, Aline. Isso depende de cada caso. O ideal é manter um acompanhamento com um especialista e realizar todos os exames necessários.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  2. Tenho estenose de jup já faz mais de cinco anos a última ultra-som já tava no gral 2 tenho que me preocupar ? Cinto fortes dores inchaço enjoo a perna fica dormente é quando estou menstruada é um sofrimento

    1. Olá, Dayse. Tudo bem? Você está realizando acompanhamento com o seu médico? O que ele te disse?

 | 14 / 09 / 21
O feocromocitoma é um tumor bastante raro e que pode ser confundido com problemas psicológicos. Saiba como diagnosticá-lo!
Ler Mais
 | 07 / 09 / 21
O câncer de rim não é muito comum, mas quando acontece, o tratamento quase sempre é cirúrgico. Saiba quais são os sintomas!
Ler Mais
1 2 3 11
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.

Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2022 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 23/02/2022 às 09:16