Dr. Cássio Andreoni

Estudo Urodinâmico: o que é?

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O que é?

Estudo Urodinâmico é um procedimento para diagnóstico, e é relativamente invasivo, ou seja, quando você colhe um exame de urina, você faz xixi e colhem a sua urina.

O Estudo Urodinâmico é como se fosse um eletrocardiograma da parte da bexiga, só que precisa colocar uma sonda pelo canal uretral. Isso pode ser feito em homem e mulher, e não pode ser realizado com anestesia, mas não é um exame doloroso.

É um exame que demora mais ou menos meia hora, e tem que se introduzir esse cateter. As pessoas se chateiam por ter que ficar com esse cateter, que tem um pequeno sensor na ponta, com os fios conectados a um computador ou um software que faz um monte de análise, como de pressões, bexiga e análise de fluxo.

Criam-se vários gráficos, e a grande diferença é que nós conseguimos obter dados objetivos com números. São criados gráficos comparativos ao longo do tempo, entendendo que o exame é um pouco mais delicado, em situações que são estritamente necessárias.

Benefícios do exame

Esse exame, através da obtenção de valores da pressão dentro da bexiga muito alta, com o fluxo baixo, vão provar com números e gráficos se há realmente uma obstrução, e de que a cirurgia é necessária.

Além disso, falando um pouco de homens, o paciente que tem próstata aumentada, é normal achar que pode ter obstruído, mas o paciente pode ter tido algumas doenças neurológicas, por exemplo, uma fratura de coluna, derrame, doença de Parkinson, e acabar se confundindo, porque às vezes o problema pode ser neurológico ou da bexiga, e não essencialmente da próstata.

Esse exame é espetacular, pois deixa-se de fazer uma cirurgia desnecessária. No exemplo citado acima, o paciente teria que tratar desse problema neurológico na bexiga, e não operar a próstata.

Sintomas

Os médicos não conseguem dar a certeza dos sintomas, nem exames de urina e ultrassom. Muitas vezes, nesses casos, para realmente decidir se vai fazer a cirurgia, se vai tomar remédio, o estudo urodinâmico é muito importante. Em mulheres com perdas urinárias também.

Muitas vezes, nós não sabemos se é bexiga hiperativa que está contraindo antes da hora com o tratamento com remédios ou se é realmente uma deficiência da musculatura que está fraca, precisando de uma cirurgia.

Da mesma forma, o estudo dinâmico vai medir as pressões de perda urinária, vai medir o quão forte é o músculo que está segurando a urina, e não só mostrará essa diferença, se o tratamento será com remédio ou com cirurgia, mas pode dizer até qual o tipo de cirurgia é melhor ou não.

Pode dizer ainda que não é tratamento com o remédio da bexiga, o problema é a musculatura fraca, mas a pressão de perda não é tão baixa, pode-se tentar fazer fisioterapia, e muitas vezes evitar a cirurgia.

Portanto, o estudo urodinâmico é um exame relativamente invasivo, não é doloroso, ele é um pouquinho mais constrangedor, porque a pessoa fica ali, parada, com um cateter dentro, e precisa que ter certa interatividade.

Quem está fazendo o exame, tem que fazer perguntas. Deve pedir para tossir, ver se está sentindo vontade de urinar, e tem que ser anotado durante o exame. É essencial, muitas vezes, para decidir se é um tratamento com remédios ou cirurgia, e qual cirurgia que é a melhor para ser feita. Portanto, sempre é indicado quando é muito necessário tomar essas decisões, que mudam muito o tratamento do paciente.

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 05 / 09 / 23
Saiba mais sobre as complicações da dificuldade urinária, seu impacto no envelhecimento, riscos de câncer de bexiga e a importância do diagnóstico correto por exames de urina. Explore como o envelhecimento afeta a função da bexiga e a necessidade crucial de manter uma hidratação adequada.
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
Descubra as causas e preocupações relacionadas à presença de sangue na urina, seja ao urinar ou em exames de rotina. Este artigo explora os cenários que envolvem homens e mulheres, oferecendo insights sobre avaliações médicas e possíveis diagnósticos.
Ler Mais
1 2 3 9
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.

Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Última atualização: 09/04/2024 às 14:38
cross