Estudo Urodinâmico: o que é?

O que é?

Estudo Urodinâmico é um procedimento para diagnóstico, e é relativamente invasivo, ou seja, quando você colhe um exame de urina, você faz xixi e colhem a sua urina.

O Estudo Urodinâmico é como se fosse um eletrocardiograma da parte da bexiga, só que precisa colocar uma sonda pelo canal uretral. Isso pode ser feito em homem e mulher, e não pode ser realizado com anestesia, mas não é um exame doloroso.

É um exame que demora mais ou menos meia hora, e tem que se introduzir esse cateter. As pessoas se chateiam por ter que ficar com esse cateter, que tem um pequeno sensor na ponta, com os fios conectados a um computador ou um software que faz um monte de análise, como de pressões, bexiga e análise de fluxo.

Criam-se vários gráficos, e a grande diferença é que nós conseguimos obter dados objetivos com números. São criados gráficos comparativos ao longo do tempo, entendendo que o exame é um pouco mais delicado, em situações que são estritamente necessárias.

Benefícios do exame

Esse exame, através da obtenção de valores da pressão dentro da bexiga muito alta, com o fluxo baixo, vão provar com números e gráficos se há realmente uma obstrução, e de que a cirurgia é necessária.

Além disso, falando um pouco de homens, o paciente que tem próstata aumentada, é normal achar que pode ter obstruído, mas o paciente pode ter tido algumas doenças neurológicas, por exemplo, uma fratura de coluna, derrame, doença de Parkinson, e acabar se confundindo, porque às vezes o problema pode ser neurológico ou da bexiga, e não essencialmente da próstata.

Esse exame é espetacular, pois deixa-se de fazer uma cirurgia desnecessária. No exemplo citado acima, o paciente teria que tratar desse problema neurológico na bexiga, e não operar a próstata.

Sintomas

Os médicos não conseguem dar a certeza dos sintomas, nem exames de urina e ultrassom. Muitas vezes, nesses casos, para realmente decidir se vai fazer a cirurgia, se vai tomar remédio, o estudo urodinâmico é muito importante. Em mulheres com perdas urinárias também.

Muitas vezes, nós não sabemos se é bexiga hiperativa que está contraindo antes da hora com o tratamento com remédios ou se é realmente uma deficiência da musculatura que está fraca, precisando de uma cirurgia.

Da mesma forma, o estudo dinâmico vai medir as pressões de perda urinária, vai medir o quão forte é o músculo que está segurando a urina, e não só mostrará essa diferença, se o tratamento será com remédio ou com cirurgia, mas pode dizer até qual o tipo de cirurgia é melhor ou não.

Pode dizer ainda que não é tratamento com o remédio da bexiga, o problema é a musculatura fraca, mas a pressão de perda não é tão baixa, pode-se tentar fazer fisioterapia, e muitas vezes evitar a cirurgia.

Veja também: Infecção urinária, como prevenir?

Portanto, o estudo urodinâmico é um exame relativamente invasivo, não é doloroso, ele é um pouquinho mais constrangedor, porque a pessoa fica ali, parada, com um cateter dentro, e precisa que ter certa interatividade.

Quem está fazendo o exame, tem que fazer perguntas. Deve pedir para tossir, ver se está sentindo vontade de urinar, e tem que ser anotado durante o exame. É essencial, muitas vezes, para decidir se é um tratamento com remédios ou cirurgia, e qual cirurgia que é a melhor para ser feita. Portanto, sempre é indicado quando é muito necessário tomar essas decisões, que mudam muito o tratamento do paciente.

17 Comentários

  1. Denise

    Se o paciente tiver incontinência urinária tem que fazer Perina?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Denise. Depende do caso e do paciente. Infelizmente, não conseguirei dar uma resposta mais precisa sobre esse assunto, pois precisaria de acompanhamento médico. Mas de qualquer forma, o ideal é entrar em contato com o paciente que lhe acompanha para que possa ser analisado tais questões. Obrigado e se possível me siga no Facebook onde poderá receber minhas postagens em primeira mão: https://www.facebook.com/drcassioandreoni/ Obrigado!

      Responder
      • Silene silva

        Boa noite Dr, tenho incontinência urinária, há algum tempo atras fiz o exame e na hora de tossir, desceu bastante líquido. Hoje fiz novamente o exame e ao tossir não saiu líquido nenhum, o que isso significa?

        Responder
        • Dr. Cassio Andreoni

          Olá, pode significar muita coisa. O ideal é retornar ao médico que lhe indicou os exames para que possa ser analisado essa questão e propor as medidas cabíveis. Espero te ajudado e obrigado por me acompanhar.

          Responder
  2. edna cristina

    Boa tarde Dr. Vc realiza o exame estudo urodinâmico através de convênios?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Edna. Boa tarde. Agradeço pelo comentário. Faço consultas e exames apenas particular.

      Responder
  3. herles barros

    Meu pai teve sangramento aos e este exame o que deve ter acontecido ?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Herles. Infelizmente não tenho como dar uma resposta precisa sem ter acompanhado todo o procedimento, apenas os médicos que acompanharam poderão responder essa questão. Agradeço pelo comentário.

      Responder
  4. karen

    caso o exame mostre que a bexiga não tenha contração suficiente o único tratamento é sonda intermitente? Meu marido vem de uma cirurgia de obstrução da uretra c cálculos muito grandes e estamos no einstein com muita preocupação caso a bexiga tenha sido lesada. 🙁

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Karen. Cada caso é um caso. Existem alguns tratamentos, mas depende de diversos fatores. O ideal é recorrer ao médico que acompanha o seu marido, ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso e poderá esclarecer a sua dúvida.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/drcassioandreoni/

      Responder
      • Marilda

        A cerca de alguns meses tenho tido incontinência noturna a bexiga se esvazia devagar mas mesmo com uso de absorvente noturno tem vazamentos. Estou me tratando pelo SUS porém é bem demorado. Este exame é muito caro?

        Responder
        • Dr. Cassio Andreoni

          Olá, Marilda. Para informações sobre valores, pedimos que entre em contato conosco no telefone: (11) 2151-5508

          Será um prazer atendê-la!

          Responder
  5. Karen

    outra pergunta: A bexiga pode parar de funcionar imediatamente? ou é um processo? Pois estava urinando normalmente e após um coagulo pos cirúrgico nao conseguiu urinar mais.

    Responder
  6. joab fabricio de olivera

    Tenho tido continência urinaria frequentemente, isso tenho trazido problemas, pois de vez vez em quando as minha calcas ficam molhadas. Isso aconteceu depois que fiz uma cirugia de prostata. Porem depois de consultar o medico que fez a cirugia ele disse que não era para isso estar acontecendo. A minha pergunta é: esse exame vai visualizar o problema?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá. O estudo urodinâmico vai analisar se a bexiga está cumprindo sua função. O ideal é esclarecer essas questões com o médico que lhe acompanha, pois é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso e te dará uma resposta mais objetiva.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/drcassioandreoni/

      Responder
  7. Rosangela Alves

    Ola, bom dia Dr. Cássio. Tenho passado grande constrangimento com perdas de urina ao tossir, ao dar risadas e em outros momentos. Foi solicitado o estudo urodinâmico para tirar a possibilidade de hérnia de disco lombar esta afetando a bexiga. É possível isso ocorrer? Essas perdas estão afetando minha vida social. Estou até evitando sair, ou até mesmo sorrir de maneira mais forte.

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, Rosangela. Cada caso é um caso e infelizmente não tenho como ajudar sem os exames em mãos e acompanhamento médico.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato: